sábado, 12 de novembro de 2011

As Redes Sociais cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas








Cerca de 10 anos atrás, era comum as pessoas discutirem sobre as novelas e a programação geral das emissoras de televisão apenas entre familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, na mesa do bar. Tudo pessoalmente. As revistas e os jornais eram as formas mais acessíveis para se obter notícias sobre os próximos capítulos, a vida pessoal dos atores e muito mais! No entanto, de um ano para cá, além da popularização do uso da internet para acessar publicações específicas em versão on-line (Jornal Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Contigo!, Caras, Veja, entre outras), as redes sociais mudaram a forma com que assistimos TV.
As Redes Sociais como por exemplo o Twitter, é o novo point virtual para emitir opiniões gerais, e essa ferramenta também está sendo usada para comentários sobre as novelas e os programas, somados a força desse tipo de produto no Brasil faz com que alguns acontecimentos cheguem ao Trending Topics (assuntos mais comentados no momento).
Também, nas Redes Sociais, também encontramos pessoas que usam dessa facilidade para reclamarem sobre diversos assuntos. Segundo Marki Papic e Sean Noonan, da Stratfor "Não há como negar que as mídias sociais representam uma ferramenta importante para que os movimentos de protesto mobilizem efetivamente seus adeptos e transmitam suas mensagens. Como mencionado acima, a eficiência da ferramenta depende, no entanto, dos seus usuários, e o excesso de confiança pode se transformar em grave prejuízo”.
Nacionalmente falando, muitas pessoas ficaram conhecidas, por usarem da praticidade das Redes Sociais (Blogs, Orkut, Twitter, Facebook e outros) para realizagem diversos tipos de reclamações, desde as mais simples até as menos prováveis. Como é o caso da internauta Tulla Luana que, insatisfeita com os problemas do Jogo Colheita Feliz em seu Orkut gravou e tornou público diversos vídeos desabafando sobre o jogo no YouTube e contabilizou milhares de acessos em pouco tempo. Foi criticada, aplaudida e teve exposta seus problemas psicológicos.
Outro exemplo é o cantor e vocalista da Banda Detonautas e ex participante do Reality Show “A Fazenda”,Tico Santa Cruz que, totalmente descontente com o aumento parlamentar e as irregularidades cometidas pelos deputados promoveu usando seu Blog e Twitter, encontros e manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Dentre os mais diversos exemplos, o que mais se destacou na atualidade foi o jovem Rene Silva, morador da Vila Cruzeiro, periferia do Rio de Janeiro, que aos 11 anos criou um jornal na escola que estudava e posteriormente criou um twitter (@vozdacomunidade) que atualiza em tempo real as notícias de seu bairro, inclusive narrou tweet a tweet a ocupação da polícia no Morro do Alemão e reivindica melhorias de infra-estrutura e saneamento básico. Com essa sucessão de fatos, conseguiu projeção nacional, milhares de seguidores no Twitter e em Agosto desse ano foi o protagonista de uma campanha da operadora Tim, em que aparece usando um smartphone.
Também, nas Redes Sociais encontramos empresas das mais diversas áreas que usam dessa facilidade para divulgarem seus produtos e serviços. O Facebook, por exemplo, está repleto delas. O uso do Facebook por parte das empresas vem crescendo: é mais um canal social, interativo e de grande visibilidade aberto às empresas, oferecendo possibilidades que não tínhamos até agora. Faz parte da evolução nas redes sociais – o que era bom está cada vez melhor. Estas vantagens estão sendo descobertas e utilizadas para novas práticas de exposição e também de lucratividade. Trata-se de um excelente canal para promoção de marcas e serviços gratuito e que também abre espaços para investimento em publicidade para aqueles que querem se interligar aos milhões de usuários da rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário