sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O computador mais barato do mundo custará 32 dólares.

Foi apresentado na Índia o computador portátil mais barato do mundo. Inicialmente, o produto custará em torno de 1.500 rúpias (aproximadamente 32 dólares), mas ainda não se sabe que marca o fabricará e distribuirá. O próprio ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos desse país, Kapil Sibal, disse que “alcançamos uma etapa de desenvolvimento na qual hoje a placa mãe, o processador, a conectividade, etc. custam, no total, cerca de 35 dólares, incluindo a memória, a tela, tudo”. O computador, que funciona com sistema operacional baseado no Linux, software livre, contém navegadores Web, suporte para realizar videoconferências e um leitor de arquivos no formato PDF. Ainda assim, o hardware específico deste computador foi criado com flexibilidade suficiente para permitir incorporar novos componentes em função das necessidades de cada usuário.

Na realidade, se trata de uma espécie de tablet ao estilo Apple, com uma tela Touch Screen de sete polegadas. Também não precisa utilizar tomadas para recarregar a bateria, pois funciona através de energia solar, o que abre um mundo de possibilidades de alfabetização para países como a própria Índia, onde a maior parte da população não tem acesso a rede elétrica.

O aparato foi desenvolvido pelos principais centros tecnológicos da Índia, o Instituo Indiano de Ciência e Instituto Indiano de Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário