quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O alto preço da internet rápida no Brasil!



Isso é uma coisa que intriga e tira muita gente do sério. Como o serviço de banda larga pode ser tão ruim e ao mesmo tempo tão caro no Brasil?

O serviço de banda larga no Brasil, ou seja, a tal da fantasiosa, pelo menos para nós brasileiros, internet de alta velocidade, é considerado um dos piores serviços prestados. Isso não só pela velocidade, considerada baixa para os padrões que os atrativos da rede exigem, como também pela forma de tratamento aos clientes, as perdas em dados e o alto custo que é imposto.

Para se ter uma ideia de preço, uma conexão de 1 Mbps (mega bits por segundo, não bytes, que é usado para iludir o usuário) em São Paulo, por exemplo, não sai por menos de 50 reais por mês, enquanto que nos EUA, o mesmo plano pode sair por menos de 20 reais. Sem contar que o mínimo recomendado para usufruir do melhor que a rede oferece hoje em dia é uma taxa de 3,75 Mbps, parâmetro que ainda tende a aumentar daqui a alguns anos.

Continuando na parte técnica, a frequencia dos dados oscila demais no Brasil. Num instante vai-se desde a taxa máxima até a queda total de transferência de dados, fato que compromete muitos serviços e pessoas que dependem de computadores para trabalho. Até na parte de segurança o serviço é ineficaz, pois uma operadora de banda larga foi alvo de hackers recentemente.

Para terminar, não está na hora do governo apertar o cerco? Não é preciso que se estabeleça critérios para a banda larga no Brasil, e que investimentos no setor sejam feitos? É justo pagar tão caro por um serviço que deixa muito a desejar?

Para título de curiosidade, Japão e Suécia são, nessa ordem, os países com o melhor serviço de banda larga do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário