sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como salvar um celular molhado.


Já derrubou seu celular na piscina, na pia ou pior ainda na privada? Já esqueceu o celular no bolso da calça e colocou a dita calça para lavar? Normalmente estes acidentes significam comprar um celular novo, mas algumas vezes, se for rápido, você pode salvar seu telefone. Leia esse artigo e saiba como.

Passos
1. Tire ele da água o mais rápido possível. A caixa plástica dos celulares é bem justa, mas com o tempo a água entra no telefone. Este tempo é curto, 20 segundos ou menos, então pegue seu telefone rapidamente!
2. Retire a bateria. Este é um dos passos mais importantes. Não perca tempo pensando: água e eletricidade não se misturam. Remover a energia do seu telefone é um passo crucial no salvamento. Muitos circuitos dentro do telefone podem sobreviver a imersão em água, se não existir nenhuma eletricidade passando por eles.
3. Remova o cartão SIM (chip). Alguns dos seus contatos valiosos (e alguns outros dados) podem estar guardados no seu SIM. Para algumas pessoas, isto pode ser mais valioso do que salvar o próprio aparelho. Cartões SIM sobrevivem a água bem, e alguns dos passos seguintes não são necessários para ele (não o aqueça). Só enxugue e coloque-o de lado até que você precise inseri de volta no seu telefone. Tenha em mente que algumas companhias de telefone não usam cartões SIM.
4. Seque o telefone. Obviamente, você deve remover a maior quantidade de água possível o mais rápido que puder, para impedir que mais água entre no telefone. Use uma toalha ou guardanapo para remover a água.
5. Deixe o telefone secar. Você não quer estragar seu telefone ou perder os números na sua agenda, então você precisa esperar que o telefone seque. Toques e imagens permanecem com o telefone, não o cartão SIM. Não tente colocar a bateria de volta para ver se ele está funcionando, pois isto pode causar um curto-circuito no telefone, o que vai destruir tudo.
6. Espere. Esta é a parte mais difícil - deixar o telefone em paz, sem bateria ou cartão SIM, enquanto ele seca devagar. Deixer o telefone em um lugar com ventilação e aberto, para que a água possa evaporar, e espere.
7. Teste o telefone. Depois de ter esperado por pelo menos 3 dias, tenha certeza de que tudo está seco e limpo, e recoloque a bateria e veja se funciona. Se o seu telefone não funcionar, espere mais alguns dias. Se ainda não funcionar, leve em um conserto autorizado. Algumas vezes eles podem ser capazes de consertá-lo.

Método Alternativo do Álcool
1. Seque o telefone mergulhando-o em álcool ou água destilada. Este método é controverso, e algumas pessoas o consideram arriscado, mas quem o usa acredita nele. Usar álcool é mais eficiente que água destilada, pois ele não somente toma o lugar da água e detritos, ele evapora mais rápido e com menos resíduos. Álcool não vai estragar um celular. De preferência, use álcool anidro ou 95% ou mais. Álcool anidro pode ser comprado em lojas de materiais elétrico-eletrônicos, e é usado para limpar componentes eletrônicos porque ele evapora rapidamente e não deixa resíduos. Você deve verificar como o álcool anidro é produzido. Se for com qualquer outra coisa que não metanol (alguns usam produtos tóxicos) você não deve usá-lo, pois estes outros compostos podem derreter plástico. Farmácias vendem álcool para limpeza, este álcool só tem 70% de pureza e não é recomendado. Água destilada remove a água normal, e é uma alternativa viável por não ser condutora e não causar oxidação. Exposição prolongada a outros líquidos pode corroer os filamentos de cobre dentro do celular, e isto pode causar o mau funcionamento.

Dicas
• Outro método para secar o telefone é colocá-lo em cima da ventilação do da tv a cabo, monitor ou televisão por pelo menos 24 horas (até 3 dias). O calor emitido pelo aparelho é suficiente para secar suavemente o celular.
• Não coloque a bateria de volta até que pelo menos um ou dois dias passem sem que a tela do telefone esteja embaçada.
• Uma alternativa é selar o telefone (sem bateria, SIM, e memória) em um saco plástico, com pacotinhos de sílica, daqueles que vêm com tênis, casacos e eletrônicos. Deixe o telefone no saco por um dia ou dois, e a sílica vai absorver a umidade.
• Uma maneira de ajudar o telefone a secar é colocar seu telefone em uma fralda descartável. Se funciona para seu bebê, deve funcionar para seu telefone também.
• Se seu telefone caiu no oceano, ou em água salgada, lave imediatamente com água fresca ou melhor, destilada, antes que os sais marinhos cristalizem dentro do telefone.
• Tente abrir o telefone se possível. Você vai precisar de uma chave de fenda do tipo TORX, mas vale a pena. Isto pode eliminar a garantia do telefone, mas provavelmente a garantia ja foi cancelada quando o telefone foi molhado.
• É bem provável que o rápido mergulho em água tenha destruído a bateria. Felizmente uma bateria nova não custa tanto quanto um telefone novo. O telefone em si normalmente sobrevive.
• Corrosão é uma ameaça. Você pode colocar o celular em água destilada para limpar qualquer mineral que esteja dissolvido na água original.

Avisos
• Não aqueça em HIPOTESE ALGUMA a bateria. Isto pode causar vazamentos ou explosões. Baterias de Lítio-ion são sensíveis.
• Se for usar álcool, faça isto ao ar livre, e não aplique calor de forma alguma, nem mesmo o calor do monitor do computador. Não coloque a bateria até que todo o cheiro de álcool tenha desaparecido.
• Não aplique muito calor no seu telefone, como mencionado acima. Você não quer queimar ou derreter o celular.
• A maioria dos telefones modernos tem mais de um indicador para mostrar que foram molhados (adesivos que mudam de cor quando molhados) neles, e só um é visível para você (e para os técnicos no balcão), e provavelmente, se o adesivo embaixo da bateria foi ativado, os adesivos internos que você não pode ver devem ter sido molhados também. Isso pode significar ter que pagar o conserto, pois a garantia de celulares não cobrem danos causados por água. Os seguros de celulares cobrem, mas nem todas as seguradoras vão pagar por um telefone molhado.
• Mesmo que todos os passos sejam seguidos, sedimentos minerais dissolvidos na água podem recepta na solda ou nos pinos dos componentes, causando corrosão ou curto. Os pinos são tão próximos nos celulares modernos que qualquer sedimento pode criar um curto, deixando o telefone inoperacional.
• Tenha em mentes que os fabricantes colocam adesivos nos telefones, que se removidos cancelam a garantia, e outros mudam de cor quando são molhados (ficam normalmente azuis ou vermelhos). Isto indica aos técnicos que o telefone foi imerso em água, e a maior parte dos seguros de celular não cobrem danos causados por água. Estes adesivos também mudam de cor em situações de extrema umidade.
• Não coloque o telefone (ou qualquer outro eletrônico ou objeto com metal) dentro do microondas. Você vai destruir os componentes eletrônicos e potencialmente o microondas também.

Fonte: Wikihow

Nenhum comentário:

Postar um comentário