terça-feira, 21 de junho de 2011

PROUNI inicia processo de seleção para bolsa em universidades.




As inscrições para participação no ProUni (Programa Universidade para Todos)- serão feitas em uma etapa, exclusivamente pela internet, por meio do portal do ProUni. O prazo começou ontem, 20, e termina em 24 de junho. O site para realizar a inscrição é http://siteprouni.mec.gov.br/. Para se inscrever no ProUni, é necessário informar o número de inscrição e a senha no Enem 2010, além do número do CPF do candidato. O processo seletivo terá três chamadas sucessivas. A lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível no site do ProUni. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 de junho. Os da segunda e da terceira estão previstos para os dias 12 e 25 de julho, respectivamente. Quem não for pré-selecionado em uma das três chamadas do ProUni pode participar de lista de espera. O candidato deverá manifestar o interesse por meio do site do programa no período de 6 a 8 de agosto. A lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior a partir de 11 de agosto.

Os requisitos para concorrer a uma bolsa do ProUni, é a participação do estudante no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral, além de atender a alguns critérios de renda. As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo e as parciais, para candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.
O processo para ocupar a vaga é totalmente burocrático.  Graças a minha ótima pontuação geral no ENEM, ainda no ano passado eu fui selecionada para ocupar a vaga no curso superior Gestão de TI na Unip Interativa pólo Penápolis (anexo Upgrade Idiomas), precisei ir até o Campus da Unip em Araçatuba levando todos documentos pessoais meus, dos meus pais, bem como informações de renda comprovadas pela CTPS (carteira de trabalho). Esse processo burocrático é necessário para impedir que pessoas com renda maior ocupem uma vaga, tirando oportunidade de quem mais precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário