segunda-feira, 6 de junho de 2011

A internet está mudando o jeito do brasileiro ver TV




Há uns 10 anos, era comum discutir sobre as novelas e a programação geral das emissoras de televisão  apenas entre familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, na mesa do bar. Tudo pessoalmente. As revistas e os jornais eram as formas mais acessíveis para se obter notícias sobre os próximos capítulos, a vida privada dos atores e muito mais! Mas, de um ano para cá, além da popularização do uso da internet para acessar publicações específicas em versão on-line (Jornal Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Contigo!, Caras, Veja, entre outras), as redes sociais mudaram a forma com que assistimos TV.

O Twitter é o novo point virtual para emitir opiniões gerais, e essa ferramenta também está sendo usada para comentários sobre as novelas e os programas, somados a força desse tipo de produto no Brasil faz com que alguns acontecimentos  cheguem ao Trending Topics (assuntos mais comentados no momento).

Também na rede, é possível encontrar sites que ofereçam em tempo real sintonização de canais de TV aberta e TV por assinatura, o que vem irritando muitos empresários do ramo, que vêem seus faturamentos  despencarem por conta da facilidade de acesso a canais gratuitamente, pagando apenas pelo acesso a internet (banda larga, cabo, 3G ou conexão discada). Um exemplo de site  que oferece sintonia a diversos canais, inclusive alguns pagos e de forma gratuita é o Ver TVonline disponível em http://www.vertvonline.org/
É, com a internet, mais a crescente interatividade entre produtores e telespectadores (e esses entre si), vai mudando cada vez mais o jeito de se assistir novelas.

Exemplos: Para que seu tweet (postagem do Twitter) esteja relacionado à  uma novela ou programa em específico e apareça na estatísticas do microblog, use sempre a hashtag (colocar o símbolo # e usar a forma mais popular para designar o assunto, a mais utilizada entre os twitteiros). Para saber o que os outros pensam, basta ir em Search, colocar a hashtag e pronto! Para comentar sobre a novela global Insentato Coração, basta tuitar #insensatocoracao + postagem e enviar. Para comentar sobre o programa do Gugu basta tuitar #programadogugu  +  comentário e enviar. Lembrando que as hastags não necessitam de acentuação.

Siga-me no Twitter http://twitter.com/ane_penapolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário