quarta-feira, 23 de março de 2011

As Redes Sociais como forma de protesto.





Segundo Marki Papic e Sean Noonan, da Stratfor "Não há como negar que as mídias sociais representam uma ferramenta importante para que os movimentos de protesto mobilizem efetivamente seus adeptos e transmitam suas mensagens. Como mencionado acima, a eficiência da ferramenta depende, no entanto, dos seus usuários, e o excesso de confiança pode se transformar em grave prejuízo”.
Nacionalmente falando, muitas pessoas ficaram conhecidas, por usarem da praticidade das Redes Sociais (Blogs, Orkut, Twitter, Facebook e outros) para realizagem diversos tipos de reclamações, desde as mais simples até as menos prováveis. Como é o caso da internauta Tulla Luana que, insatisfeita com os problemas do Jogo Colheita Feliz em seu Orkut gravou e tornou público diversos vídeos desabafando sobre o jogo no YouTube e contabilizou milhares de acessos em pouco tempo. Foi criticada, aplaudida e teve exposta seus problemas psicológicos.
Outro exemplo é o cantor e vocalista da Banda Detonautas e ex participante do Reality Show “A Fazenda”, Tico Santa Cruz que, totalmente descontente com o aumento parlamentar e as irregularidades cometidas pelos deputados promoveu usando seu Blog e Twitter, encontros e manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Aqui em Penápolis, o exemplo mais conhecido de pessoas que usam as redes sociais para registrar suas insatisfações é o munícipe Jean François Rizk, que em seu site intitulado “Porra Prefeito” recebe, investiga e torna público diversas irregularidades cometidas pela Prefeitura Municipal, muitas vezes esquecidas pela mídia escrita da cidade (jornais). Em seu site ele se apresenta: “Meu nome é Jean François Rizk, um dos inúmeros cidadãos penapolenses indignados com a atual gestão da Prefeitura Municipal de Penápolis-SP. Não só indignados, como também prejudicados. Quanto mais tentamos denunciar as irregularidades, mais tentam escondê-las”.
Até mesmo eu, espelhada em diversos exemplos, já precisei usar meu Twitter, Orkut e o espaço aqui do Blog para tornar público diversas reclamações e irregularidades. Ano retrasado tirei fotos do asfalto da minha rua que estava esfarelando e publiquei. Infelizmente não tive minha solicitação atendida, mais com certeza a Prefeitura tomou conhecimento do fato e espero estarem tomando as medidas cabíveis para solucionar esse problema. Geralmente também uso a Seção "A Cidade é Sua" do Jornal Folha de São Paulo para enviar reclamações sobre prestadores de serviço, lojas virtuais, operadoras de telefonia e o Espaço do Cidadão junto a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações e fui atendida em todas minhas reclamações em 5 dias úteis. Pra mim, a internet facilitou e muito minha vida.


Quer reclamar sobre algum produto e prestação de serviço e não sabe como? Aí vão alguns sites que, com certeza irão ajudar vocês:



Reclame Aqui


Jornal Folha de São Paulo - Reclamações de leitores (Seção A Cidade é Sua)


Anatel - Seção sobre Reclamação sobre telefonia móvel e fixa










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