sábado, 9 de outubro de 2010

Tutorial para consumidores: reclamem sobre telefonia fixa e móvel e façam valer seus direitos!

Veja as etapas:






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1) Use o navegador Internet Explorer, com o firefox algumas paginas apresentam problemas. E desligue o bloqueador de pop-ups.

2) Digite o endereço www.anatel.gov.br

3) Clique no banner "Espaço do Cidadão"

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4) Clique em "Fale Conosco"

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5) Clique em "Atendimento Eletrônico"

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6) Clique em "Avançar". O site pede que você tenha em mãos um protocolo de atendimento. Ligue pro Virtua e adquira um numero de protocolo.

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7) Você precisa fazer um cadastro. Preencha com seu CPF e um email válido. Depois de preenchidos clique em "Validar"

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8) Preencha o formulário. O campo telefone preencher com "DDD telefone" (o espaço deve ser digitado ex: '11 23236060'). O resto é auto-explicativo.


9) Quando terminar clique em validar endereço. Uma nova janela abrira, clique em "Validar". Voltando à página anterior clique em "Incluir".

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10) Pronto o seu cadastro está completo e você já está logado. Deverá receber um email de confirmação em breve, com sua senha para consultas futuras.



11) Clique em "Cadastrar Solicitação"

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12) Escolha as opções na seguinte ordem:

Reclamação -> TV por assinatura -> TV a Cabo -> Serviço de valor adicionado -> Funcionamento -> Mau Funcionamento


13) Prencha os campos corretamente: Cpf Assinante, Nome assinante, Reclamado (NET - SUA CIDADE) e descrição do problema. Lembre de adicionar o numero de protocolo que obteve junto à operadora.


14) Quando finalizar clique em "confirmar", uma nova janela abrira e você deve concordar com os termos. (obs: se não acontecer nada confira se o bloqueador de pop-up está ligado)

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15) Pronto, sua reclamação foi encaminhada e agora é so aguardar o posicionamento da NET de sua cidade. Eles tem até 5 dias úteis para retornar com um posicionamento. Se o mesmo nao for satisfatorio, depois do prazo de 5 dias úteis, você pode reabrir a ocorrencia pelo site ou criar uma nova.


16) Entre no sistema FOCUS (http://sistemas.anatel.gov.br/focus)

17) Digite seu cpf, a senha que recebeu pelo email e clique em entrar. (essa pagina nao abre corretamente no firefox)

18) Clique em "Fale Conosco"

19) Agora pode consultar todas reclamações ja efetuadas, Ver em detalhe cada uma delas, conferir o histórico de cada solicitação, reabrir uma reclamação com resultado insatisfatório, ou abrir uma nova.

Fonte: Marcelo Eiras

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