terça-feira, 21 de julho de 2009

Consumidor tem uma nova arma: A Internet

A demora na resolução de problemas com eletrônicos faz com que consumidores usem a internet para protestar contra as marcas que são motivo de dor de cabeça.
O site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) se define como o espaço do consumidor na internet, onde ele "pode exercer sua cidadania expressando sua reclamação quanto a atendimento, compra, venda, produtos e serviços".
Site "[Nunca Mais]": www.nuncamais.net reúne relatos de consumidores insatisfeitos
com compras. Após um cadastro, o usuário manda sua reclamação. O site a envia por e-mail à parte reclamada, desde que o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa seja cadastrado.

O Reclame Aqui recebe cerca de 4.000 reclamações por dia, segundo Maurício Vargas, diretor-geral do site, que também conta com uma área de ranking, em que aparecem as empresas que têm mais reclamações, as que mais respondem ao consumidor, as que menos respondem, as que não são recomendadas, entre outras.
"Uma das reclamações mais recorrentes é que o consumidor envia o produto para a assistência técnica ainda no prazo de garantia. Mas a assistência demora mais do que 30 dias para dar o resultado, diz que não tem peça. E o consumidor perde a garantia, o que gera outra reclamação."

No Twitter (www.twitter.com), já virou costume reclamar de empresas. Usuários colocam um sinal de jogo da velha antes do nome da marca e fazem queixas. Experimente buscar o nome de marcas conhecidas no mecanismo de busca do site,


O consumidor Henrique D'Agostini, 28, criou o blog HProblema (www.hproblema.blogspot.com) para relatar todos os passos que percorreu depois que seu HP Pavilion, comprado na Alemanha e com um mês de uso, queimou. "Chegando aqui ao Brasil, [o computador] não ligou mais, fica sempre em stand by, deixei em uma assistência técnica autorizada, onde, depois de nove dias, não haviam me ligado para dar o parecer técnico", escreveu em seu primeiro post, de abril de 2008.
O publicitário afirma que o diagnóstico foi um problema na placa-mãe. "[O atendente] cogitou que uma nova custa uns R$ 2.500. Garantia não existe?!?", escreveu.
No post mais recente, de março, D'Agostini resume que, em um ano e meio, o seu
computador queimou 6 vezes.

Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

  1. As empresas na maioria estão preocupadas com bom marketing, boa propaganda, sensacionalismo, boas vendas, bons números em vendas, não contam com imprevistos e defeitos nos produtos que vendem.

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