sábado, 10 de março de 2012

Conheça o Jamendo, o site gratuito que distribui músicas legalmente na internet.





Jamendo é um site para a distribuição de músicas livres, licenciadas sob Creative Commons ou Licença da Arte Livre. Lá, artistas podem disponibilizar material gratuitamente, e usuários podem obter acesso legal à obra, também sem custo. O Jamendo oferece aos artistas um sistema de recompensas distribuindo 50% das receitas de publicidade do site, um canal de vendas de licenças comerciais de suas músicas (caso a licença colocada pelo autor impeça o uso para usoo comercial) e um canal de doações via PayPal.
O site é um dos principais protagonistas no movimento da música livre na França, sendo considerada por muitos "a Red Hat da música livre". O Jamendo fica sediado emLuxemburgo e conta atualmente com 25 empregados devido a quantidade limitada de recursos financeiros disponíveis para a manutenção do site, como compra de servidores e uso de banda. O volume de negócios atingido pelo site é de aproximadamente 1,2 milhão de euros por ano. Além da distribuição livre e gratuita de músicas, o Jamendo possui um serviço de venda de licenças comerciais de músicas a preços competitivos, conhecida por Jamendo PRO.

Características do Site

O site permite os usuários a ouvirem e baixar o repertório presente no site, sendo possível encontrar músicas e álbuns através de tags que correspondam ao estilo musical (jazz, rock, pop, reggae). A filtragem das músicas também pode ser dada através do país de origem da obra e das restrições de uso da licença (uso comercial, distribuir sob mesma licença). O site também proporciona a secção de rádios, um tocador em streaming onde é possível ouvir várias músicas de diversos artistas, assemelhando a uma rádio online.
O cadastro de usuários é voluntário, mas com ele é possível mandar mensagens para artistas do site, escrever críticas e resenhas das músicas hospedadas, ter um perfil, montar uma lista de reprodução e, caso artista ou autor de uma obra, disponibilizá-la no site. O cadastro pode ser feito através do próprio site ou pelo Facebook.
O conteúdo do site pode ser baixado através de download comum, via bitorrent, EDonkey, incluindo somente uma música ou um álbum completo. Os formatos disponíveis para download são em ogg e mp3 e, para uploads de obras, wav, flac e aiff.

Gostou ou quer saber mais? Clique Aqui e acesse o site do Jamendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário