quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mantenha cautela nas compras online.

Com o crescimento no número de acessos a banda larga aliado a grande circulação de renda no comércio brasileiro, as lojas virtuais foram surgindo, e com essas lojas, também cresceram o número de golpes na internet. Se faz necessário, que o internauta esteja atento a modalidade de golpes existentes, bem como mantenha hábitos seguros nas transações online. 
O primeiro passo, antes de tudo é realizar compras de lojas conhecidas. Nesse sentido, é importante ouvir indicações de amigos e conhecidos, bem como consultar no website do Procon ou pessoalmente a lista de empresas que não enviam os produtos que vendem, e também consultar em sites como o “Reclame Aqui” quais são as lojas virtuais que mais possuem reclamações cadastradas no site. 
O segundo passo é manter em sua máquina um antivírus atualizado e operante. Se você é um usuário que são sabe fazer o procedimento, contacte um técnico para instalar um bom antivírus em seu computador. É necessário também, que o internauta mantenha instalado em sua máquina um navegador atualizado (Firefox e Google Chrome por exemplo). Os navegadores quando atualizados estão menos expostos a vírus e ataques virtuais. 
Desconfie de produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado. Essa é a alternativa usada por lojas mal intencionadas em praticar golpes nas pessoas, por isso, desconfie sempre. Além disso, compras on-line não devem ser realizadas em máquinas de terceiros, prefira o computador de sua casa. A probabilidade de um computador de uma lan house estar infectado com um software malicioso é imensamente maior. Prefira pagamentos a vista no boleto bancário. Muitas pessoas reclamam que tiveram cartões de crédito clonados e utilizados por terceiros. 
Após a compra, imprima a confirmação e guarde em local seguro. Essa é a prova para poder reclamar caso o produto não seja entregue. Acompanhe a entrega do produto, pois as entregas normalmente são feitas por empresas que oferecem rastreamento do seu pedido (acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pela loja virtual). 
No caso de um determinado produto adquirido não for entregue dentro do prazo informado pela loja procure o Procon de sua cidade, levando todos documentos que comprovem a compra realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário