sábado, 2 de abril de 2011

Projeto “Sacola da Leitura” espalha livros pela cidade de Penápolis



A Biblioteca Pública Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” informa que a partir de hoje, 1º de abril, serão espalhadas em diversos pontos de Penápolis sacolas com alguns livros. Quem encontrar, não precisa devolver. É isso mesmo! A pessoa que achar a sacola, poderá levar os títulos para casa e apreciar a leitura. Entretanto, é importante que após a leitura, a pessoa coloque a sacola em qualquer outro ponto, ou simplesmente repasse para outra pessoa ler.
Esse é o projeto “Sacola da Leitura”, uma iniciativa da Biblioteca Municipal e da Oficina de Criação da 1ª Casa de Penápolis que tem por objetivo difundir o hábito de leitura, formar novos leitores e propiciar o acesso direto ao livro em vários locais da cidade.
As “Sacolas da Leitura” serão colocadas em vários pontos como praças, bancos de igrejas, bares, lanchonetes, lojas, clubes, hospitais, salas de esperas de dentistas, médicos, creches, escolas e uma multiplicidade de lugares que frequentados por muitas pessoas no dia a dia.
A ideia é realmente libertar o livro, deixar que muitas pessoas tenham acesso a ele de uma maneira mais fácil, criando em Penápolis uma grande biblioteca aberta em vários pontos.
As Sacolas da Leitura estarão disponíveis ao leitor que as encontrar e para participar do projeto, é preciso apenas cumprir duas regras: ler e novamente libertar o livro, colocando-o em outro ponto da cidade ou emprestando-o para outra pessoa que deseje lê-lo, sempre dentro da sacola.
As sacolas que carregam os livros foram doação da empresa Canta Claro. O projeto recebe apoio das Secretarias de Educação e de Cultura da Prefeitura Municipal de Penápolis.

Origem
O projeto “Sacola da Leitura” foi inspirado no conceito bookcrossing, a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente. Essa prática prática foi difundida nos Estados Unidos e Europa e já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países.

O membros do bookcrossing querem transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Para isso, eles não se importam de libertar os seus livros em locais públicos para que o maior número de pessoas possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. Desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura torna-se verdadeiramente universal.

Com informações: Secretaria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Penápolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário