quinta-feira, 28 de abril de 2011

Práticas abusivas das operadoras de telefonia móvel viram alvo de reclamações.




O advogado José Augusto Zen Ferri entrou com uma ação contra a operadora Oi por causa de infinitos problemas com aplicativos em seu IPhone 4. O aumento na venda de smartphones também esbarra nas limitações do 3G brasileiro. Segundo pesquisa da consultoria Teleco, feito em parceria com a Huawei, 14,6 milhões de aparelhos usaram a banda larga móvel em 2010, um crescimento de 257% em relação ao ano anterior. No início daquele ano, a conexão 3G superou a banda larga fixa no Brasil.
Casos de consumidores insatisfeitos, assim como o advogado citado no início, só aumentam: segundo dados do portal de denúncias de consumidores Reclame Aqui,  as operadoras TIM, Claro e Oi estão na lista das dez empresas que mais contabilizaram reclamações nos últimos 12 meses.
Planos ilimitados de internet podem ter a velocidade reduzida pelas operadoras. Por exemplo, na TIM, o plano de smartphones ilimitado garante 300 Mbytes mensais. Após atingir o limite, a operadora reduz a velocidade de até 1 Mbps para 50 Kbps, prática considerada ilegal pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Orientações
Além das práticas citadas, as operadoras muitas vezes, debitam créditos sem o cliente utilizar, mandam mensagens de texto vindo de parceiros com conteúdo pago sem o cliente solicitar, entre muitas outras práticas. Caso você, amigo leitor do Blog, se sinta lesado, recomendo que você procure o Procon (www.procon.sp.gov.br) ou registre reclamação à Anatel (pelo novo telefone, 1331, ou por www.anatel.gov.br). Portais como o Reclame Aqui (reclamea qui.com.br) e a Associação Proteste (proteste.org.br) ajudam os consumidores a escapar dos problemas.

E você, leitor do Blog, já se sentiu lesado pela sua operadora? Comente!

Um comentário:

  1. Ale eliza...
    Existe modo de sair de planos antes de completar um ano de "fidelidade" com a operadora?
    Eu tenho um esmartfone da vivo..
    Na compra, migrei meu plano pre pago para pos pago, o valor dele é de 71 reais por mes... Alem desse plano tive que "participar" de mais algum... Pois minha conta vinha muito alta..
    Bom as vezes nem sei como pode vir tão alta minha conta, mesmo eu participando de inumeras promoções para baixar o valor da conta...
    Estou totalmente insatisfeita,
    ai pergunto, existe alguma lei que possa me ajudar a sair da operadora ou trocar o plano no periudo antes do termino de videlidade com a impresa telefonica?

    Outra pergunta, os vendedores de telefones celulares podem vender aparelhos e planos pos pagos para consumidores sem renda declarada?

    Obrigada

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