domingo, 27 de fevereiro de 2011

Penápolis e a política do "Pão e Circo"

Para quem fugiu da escola, ou não se lembra das aulas de História, vou refrescar a memória de vocês!
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.
É mais ou menos o que ocorre na nossa "Penápolis". Nossas ruas estão sucateadas, esburacadas, não há grande circulação de renda, quando uma empresa se instala em Penápolis é motivo de festa para a SECOM (Secretaria de Comunicação da Prefeitura)... Pois bem, se nossos problemas já não são poucos, a prefeitura ainda contratou um trio elétrico para animar os foliões. Vejam printscreen da matéria vinculada hoje no Jornal Interior (clique para ampliar):

Pra mim, seria mais coerente se essa festa fosse patrocinada pela iniciativa privada. Creio que a prefeitura não tem dinheiro em caixa para tal, seria mais interessante se essa verba gasta nessa licitação fosse aplicada integralmente na infraestrutura da cidade.
Você partilha da minha opinião? Comentem! (comentários anônimos ou ofensivos não serão aceitos).

3 comentários:

  1. Não creio que Penápolis esteja em estado tão deteriorado, afinal nos ultimos anos muitas melhorias aconteceram como o recapeamento das ruas esburacadas. Creio tbm que a maioria da população esta satisfeita com nossa infraestrura mas insatisfeita com as opções de lazer e diversão da cidade. A prefeitura está apenas tomando uma iniciativa para aumentar a popularidade do carnaval penapolense porqe são poucas as opções de divertimento na cidade e o carnaval é uma festa popular. Agora imagine se a prefeitura não tomasse iniciativa alguma para melhorar os eventos da cidade ou ainda não realizasse enventos? Acho que a população se revoltaria muito mais(Infelizmente).

    ResponderExcluir
  2. Bom, cada um tem uma opinião. Eu já acho que a cidade está toda esburacada. É só visitar a Rua do Mineiro e outras ruas por aí! Verdade seja dita!

    ResponderExcluir
  3. "Carnaval ou a Segurança da população?"
    A Marginal Maria Chica não tem proteção alguma fator esse facilitador de acidentes de transito, quanto ao carnaval o mesmo poderia ocorrer com a mesma ou até maior qualidade, por meio de parcerias entre a prefeirtura e a iniciativa privada. Agora o que falta é Capacidade de algumas 'Administradores' para que saibam administrar e não somente fazer politicagem barrata.É necessário que saibam diferenciar as necessidades primordiais e as secundárias.

    ResponderExcluir