segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tirando dúvidas: Smartphones

Nos últimos tempos, venho elaborando aqui no Blog conteúdos sobre a evolução tecnológica. Algumas pessoas vieram até meu Twitter tirar dúvidas sobre os chamados "smartphones". Resolvi elaborar esse post para orientar meus leitores... Pois então, vamos lá.

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos). Pode ser considerado a soma das funcionalidades de um PDA com as de um telefone celular.



Sistemas operacionais

Atualmente os principais sistemas operacionais existentes são:Symbian, Blackberry OS, Windows Mobile, iOS, Samsung Bada, Palm WebOS, Android e Maemo, sendo os quatro últimos baseados em Linux.

Distribuição dos Sistemas operacionais
Estatística Mundial - Fonte Gartner - 1° Semestre de 2010

1º - Symbian: 44%

2º - RIM Blackberry: 19%

3º - Apple: 15%

4º - Android: 10%

5º - Windows Mobile: 7%

6º - Linux: 4%

7º - Outros: <1%

Atualmente esses aparelhos estão se tornando muito populares, em razão da queda de preços e aumento da oferta  desses aparelhos. Eu particularmente ainda não comprei o meu, mais pretendo adquirir em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário