sábado, 5 de fevereiro de 2011

Não seja vítima do crime virtual





Comprar pela internet facilita a vida de qualquer pessoa. Principalmente nessa época de descontos, que acontece após as festas de fim de ano. Mas existe um problema que pode acabar com a felicidade de qualquer pessoas: os crimes virtuais. Qualquer um pode virar vítima de golpes na rede se não estiver tecnicamente – e psicologicamente – preparado.

De acordo com Bernardo Carneiro, especialista de Segurança do Site Blindado, é preciso ficar atento aos detalhes para não ser lesado nas transações. Confira algumas dicas:

1- Verifique se a loja possui alguma certificação de segurança – os certificados ajudam as lojas a proteger os dados pessoais e bancários dos usuários. Geralmente são oferecidos por empresas externas especializadas em segurança

2- Em telas que solicitam informações confidenciais, inclusive telas de pagamento, cheque se o endereço no browser foi alterado para HTTPS e se o cadeado do browser foi ativado

3- Utilize computadores confiáveis e evite fazer transações a partir de máquinas compartilhadas

4- Mantenha o antivírus sempre atualizado

5- Abra somente e-mails de pessoas conhecidas, não clique em links de ofertas ou promessas “milagrosas”

6- Use senhas difíceis de serem descobertas com mais de 8 caracteres e que contenham letras e números

7- Cheque a reputação da loja virtual. Consulte sempre a opinião de outros compradores nos shoppings virtuais (como os buscadores de preços, por exemplo)

8- Acesse os sites de opinião como o Reclame Aqui para checar como está a avaliação da marca na web

Fonte: Seção Tecnologia da Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário