segunda-feira, 28 de novembro de 2011

iPhone 4 de estudante paulistana pega fogo enquanto é carregado na tomada




Há muitos casos registrados mundialmente de celulares piratas que pegam fogo enquanto são carregados. Dessa vez, um iphone de uma paulistana pegou fogo e mobilizou toda a mídia. O fato citado, ocorreu com a estudante paulistana Ayla Tiemi, de 18 anos. “Acordei com faíscas e fumaça saindo do iPhone. Precisei desligar o disjuntor do quarto para tirá-lo da tomada e até ligar um ventilador para retirar o forte cheiro de queimado que ficou”, relatou a estudante para diversos sites essa semana. Ayla afirmou ter adquirido o smartphone na França em janeiro deste ano. Isso invalida a garantia no Brasil, de acordo com a Apple. Ao contrário de outros aparelhos da empresa, a proteção do iPhone não é mundial. Ela garante que o smartphone estava sendo carregado na tomada com o carregador oficial da Apple.
Ainda segundo a estudante "Entrei em contato com a Apple Brasil pelo 0800 e o atendente disse que não eram responsáveis pelo meu iPhone, já que tinha sido comprado na França. Depois disso, resolvi mandar um e-mail para o Tim Cook (CEO da empresa)”, explica a jovem, que recebeu uma resposta do diretor de relações executivas da Apple, Stuart McKenzie, pedindo seu telefone e número serial do aparelho para cuidar do caso. "Nunca tive nenhum problema com meus outros aparelhos da Apple e me senti desrespeitada pelo tratamento no Brasil", conta Ayla, que também é dona de um iPad e já teve um iPhone 3G.
Segundo apurou Luiz Mazetto da Macworld Brasil, a assessoria da Apple para o Brasil confirmou que a garantia do aparelho não é mundial, mas que esse é um caso que precisa ser "tratado pontualmente". Além disso, foram pedidos os dados da dona do aparelho assim como as fotos do iPhone queimado para que a unidade local entrasse em contato com Tayla – o que foi feito um pouco antes da publicação da reportagem. Irei aguardar os próximos desdobramentos.




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vereador detido é flagrado usando Tablet na cadeia




O fato, um tanto inusitado ocorreu em Guarapuava, cidade interiorana do Paraná. Admir Strechar, ex-presidente da Câmara dos Vereadores daquela cidade foi pego navegando pelo seu perfil no Facebook usando um tablet. Vale lembrar que o ex vereador está detido. Os policiais da cadeia flagraram Admir usando o tablet durante uma vistoria de rotina. Minutos antes da apreensão, ele havia "curtido" o post de uma amiga, enviado uma mensagem a outro amigo e até aceitado solicitações de amizade.

A pergunta que vem à tona e que motivará uma investigação é: "Como o aparelho, que mede 20x18 cm, foi parar nas mãos de Admir, mesmo com a revista feita pelos policiais?". Segundo Thadeu Augimeri de Góes Lima, promotor de justiça, uma investigação será desenvolvida para descobrir a resposta.

Até 2015 usuários com aparelhos celulares irão ser os que mais acessam redes sociais




Até 2015, os dispositivos móveis vão dominar os acessos a redes sociais na América Latina, diz o Mobile Time. Serão 116,8 milhões de usuários móveis, 51% do total. Hoje, somente 21% dos usuários de redes sociais acessam via mobile.
A América Latina corresponde a 10% de todos os usuários de redes sociais no mundo, como uma penetração de 96% em julho desse ano, ou seja, 135 milhões de usuários.
Embora os preços de smartphones e tablets ainda sejam caros na região, o que cria uma barreira para o acesso móvel, as vendas desses aparelhos devem aumentar para 45,1% de todos os aparelhos vendidos até 2016.

Ainda de acordo com um estudo feito pelo Opera Mini (navegador móvel para celulares), constatou-se que usuários de celulares equipados com sistema operacional Android costumam ouvir mais músicas online do que os usuários de iPhone, e que as pessoas que possuem celulares não tão modernos (featured phones) são mais ativos em redes sociais do que pessoas com smartphones. Eu faço parte dessa estatística: utilizo em meus acessos um aparelho ZTE F160 e um Huawei G6620s




Fonte: PagSeguro e Opera Software
Créditos de Imagem: Opera Software

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"Bichinho Virtual" completa 15 anos




O Tamagotchi, o pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual, completa nesta quarta-feira 15 anos após ter recebido os cuidados de milhões de usuários mundo afora e protagonizado mais de um estudo sociológico. "Realmente ninguém esperava que se transformasse em algo tão grande", afirmou à Agência Efe Hiraku Minamika, um dos porta-vozes da fábrica de brinquedos japonesa Bandai, que destacou o "prazer e a honra" de comemorar esse aniversário.
Já existem duas novas versões do Tamagotchi. O Tamagotchi Connection V3 foi lançada em 2005 no Japão e só agora está se espalhando pela Europa. É o novo "Tamagotchi Connection", que, além do sensor infravermelho e de jogos e funções adicionais àquelas conhecidas, tem interação com o computador, em um site "Tamagotchi Town", onde pode-se adquirir produtos virtuais através dos pontos ganhos em jogos. Não paga nada para entrar e se divertir. Nem para adquirir os produtos virtuais. Estes são armazenados em seu Tamagochi V3.


Tamagotchi no Brasil
No Brasil, a marca Bandai lançou o Tamagotchi na segunda metade dos anos 90. O minigame, que simula a vida de um animal de estimação verdadeiro, ficou popularmente conhecido como “bichinho virtual”.
Em 2008, além da versão para celular, foi criada uma nova geração do aparelho com cores. Assim, pela primeira vez, o bichinho virtual pôde ser visto em telas coloridas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Jovem chinês constrói Ipad caseiro para a namorada




Segundo o que foi amplamente divulgado na mídia internacional essa semana, bastou um notebook de segunda mão, muita habilidade manual aliado a inúmeros tutoriais na web para o jovem chinês Wei Xinlong construir um “iPad caseiro” como presente para a namorada. O estudante universitário do norte chinês precisou de dez dias e 800 iuanes (R$ 230) para construir a réplica do iPad, capaz de mostrar textos, filmes e baixar arquivos por meio de toques na tela tátil, como qualquer outro tablet.
Apesar da réplica não ser tão fina como o aparelho original, Wei não se esqueceu de decorá-la com a maçã-símbolo da Apple, empresa que fabrica o iPad verdadeiro. O jovem e sua namorada, Sun Shasha, estudam na Universidade Nordeste da cidade de Changchun, perto da fronteira com a Coreia do Norte. Ambos pertencem a famílias humildes do campo.
Wei reconhece que não tinha dinheiro suficiente para comprar um tablet à namorada. Por isso, buscou na internet vídeos que mostravam como fabricar um aparelho e decidiu colocar as instruções em prática. “É o melhor presente que já recebi. Vou guardá-lo para sempre”, disse Sun, que também deu seu toque pessoal ao “iPad caseiro”, decorando-o com pedras de bijuteria.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atleta penapolense nas páginas da Revista Contigo



Tive uma surpresa boa na tarde de hoje. Ao ler a Revista Contigo (edição 1887 - 17/11/2011 páginas 166, 167, 168 e 169) em matéria assinada pela jornalista Luísa Alcalde, o atleta penapolense medalhista dos jogos Panamericanos Solonei Rocha da Silva, conta como foi o começo nas pistas de atletismo, a juventude passada aqui na cidade e os bastidores dos Jogos Panamericanos. 
Com a simplicidade de sempre, uma frase teve destaque nas páginas "Sempre fui muito feliz. Trabalhava sorrindo. Meus antigos amigos são parte da família".
Sem dúvida, o atleta é um exemplo para os jovens de nossa cidade e do Brasil, que ainda estão batalhando no mundo esportivo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Confira as 5 marcas mais populares no Facebook

O GraphMonitor, a primeira ferramenta a monitorar o Facebook no Brasil divulga em seu website mês a mês uma análise completa a respeito das marcas brasileiras mais influentes no Facebook Brasil. Veja a última análise divulgada outubro/novembro



A análise mostra, que as com cada vez mais frequência, as empresas estão utilizando o Facebook como estratégia de marketing. E claro, as empresas estão percebendo que não dá pra fugir delas.  
Aqui em Penápolis, venho percebendo cada vez mais a adesão dessas empresas no Facebook. Aproveito para informar, que atualmente estou oferecendo consultoria para empresas que desejam ingressar no chamado "marketing eletrônico". 
Peço que os empresários interessados entrem no meu site http://ane-penapolis.com.br agendando visita através do formulário "Fale Conosco".




quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Snaptu retira aplicativo para o Twitter e irrita internautas




Muitos de vocês, leitores que navegam pelas redes sociais através de desktop ou notebook, também já devem ter acessado as mesmas redes através de aparelho celular. As operadoras oferecem agora planos de dados atrativos, ou até gratuitos, como na TIM (destaque para o TIM Beta, plano que ofereceu acesso a redes sociais grátis em celulares até mês passado) e na Vivo (que oferecem 10 dias de acesso grátis para cada novo cliente). 
Existem, além dos navegadores wap (de fábrica na maioria dos aparelhos) e Opera Mini (navegador feito especialmente para celulares) existem uma infinidade de aplicativos para o acesso. Neste post, darei destaque para o Snaptu, que era um dos melhores aplicativos Java para celulares que eu já usei. Praticamente tinha atalho para múltiplas redes, com destaque para Facebook e Twitter. 
Ocorre que o Facebook comprou o Snaptu em março deste ano, no intuito de o Snaptu fazer o aplicativo do Facebook de forma oficial. Mas com o tempo o serviço do Snaptu foi caindo de qualidade, até mais ou menos agosto, acompanhado de diversas panes, quando finalmente em 11/11/11 deixou de funcionar completamente.  O fato tem irritado vários tuiteiros.



Realmente, é uma pena que um aplicativo tão funcional acabe assim, sendo engolido em nome do monopólio de uma rede social.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reclame Aqui faz sucesso entre os internautas


Fundado em 2000, o Reclame Aqui, disponível no site http://www.reclameaqui.com.br faz sucesso entre os internautas prejudicados por empresas que fazem de tudo para obter lucro fácil, mesmo que dentre esse "tudo" estejam práticas abusivas como característica principal. Dentre as práticas abusivas relatadas pelos consumidores ao site citado estão falha na entrega de produtos, produtos com defeito que as empresas se negam a trocar, problemas gerais com telefonia móvel e fixa.
O objetivo principal do Reclame Aqui é ser um canal de comunicação entre os clientes e empresas, desde que haja uma relação de consumo. A maioria dos consumidores que registraram reclamações no site, procuraram primeiro as empresas e não obtiveram sucesso.


Saiba como usar
A reclamação é publicada gratuitamente e não é preciso pagar nem mesmo para obter a resposta da empresa reclamada. A equipe que mantém o site Reclame Aqui encarrega-se de obter as informações com o serviço de atendimento ao consumidor da empresa reclamada para solucionar a questão.

1º Passo - Cadastramento no site


2º Passo - Fazer Login e em seguida clicar em "Fazer Reclamação"

3º Passo - Pesquisar a empresa reclamada no sistema

4º Passo - Colocar os dados da reclamação


Após relatar os dados, clicar em próximo passo, conferir os dados e clicar em "publicar reclamação". Após isso abrirá uma tela com um link encurtado, para que o reclamante possa espalhar a reclamação pelas redes sociais e assim, encurtar o prazo de solução.

Sucesso do portal
O sucesso do Reclame Aqui é verificado através do alto número de reclamantes contidos no Ranking divulgado no próprio site. Os administradores do portal conseguem ser mais eficientes que o Procon.


sábado, 12 de novembro de 2011

As Redes Sociais cada vez mais fazendo parte do cotidiano das pessoas








Cerca de 10 anos atrás, era comum as pessoas discutirem sobre as novelas e a programação geral das emissoras de televisão apenas entre familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, na mesa do bar. Tudo pessoalmente. As revistas e os jornais eram as formas mais acessíveis para se obter notícias sobre os próximos capítulos, a vida pessoal dos atores e muito mais! No entanto, de um ano para cá, além da popularização do uso da internet para acessar publicações específicas em versão on-line (Jornal Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Contigo!, Caras, Veja, entre outras), as redes sociais mudaram a forma com que assistimos TV.
As Redes Sociais como por exemplo o Twitter, é o novo point virtual para emitir opiniões gerais, e essa ferramenta também está sendo usada para comentários sobre as novelas e os programas, somados a força desse tipo de produto no Brasil faz com que alguns acontecimentos cheguem ao Trending Topics (assuntos mais comentados no momento).
Também, nas Redes Sociais, também encontramos pessoas que usam dessa facilidade para reclamarem sobre diversos assuntos. Segundo Marki Papic e Sean Noonan, da Stratfor "Não há como negar que as mídias sociais representam uma ferramenta importante para que os movimentos de protesto mobilizem efetivamente seus adeptos e transmitam suas mensagens. Como mencionado acima, a eficiência da ferramenta depende, no entanto, dos seus usuários, e o excesso de confiança pode se transformar em grave prejuízo”.
Nacionalmente falando, muitas pessoas ficaram conhecidas, por usarem da praticidade das Redes Sociais (Blogs, Orkut, Twitter, Facebook e outros) para realizagem diversos tipos de reclamações, desde as mais simples até as menos prováveis. Como é o caso da internauta Tulla Luana que, insatisfeita com os problemas do Jogo Colheita Feliz em seu Orkut gravou e tornou público diversos vídeos desabafando sobre o jogo no YouTube e contabilizou milhares de acessos em pouco tempo. Foi criticada, aplaudida e teve exposta seus problemas psicológicos.
Outro exemplo é o cantor e vocalista da Banda Detonautas e ex participante do Reality Show “A Fazenda”,Tico Santa Cruz que, totalmente descontente com o aumento parlamentar e as irregularidades cometidas pelos deputados promoveu usando seu Blog e Twitter, encontros e manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Dentre os mais diversos exemplos, o que mais se destacou na atualidade foi o jovem Rene Silva, morador da Vila Cruzeiro, periferia do Rio de Janeiro, que aos 11 anos criou um jornal na escola que estudava e posteriormente criou um twitter (@vozdacomunidade) que atualiza em tempo real as notícias de seu bairro, inclusive narrou tweet a tweet a ocupação da polícia no Morro do Alemão e reivindica melhorias de infra-estrutura e saneamento básico. Com essa sucessão de fatos, conseguiu projeção nacional, milhares de seguidores no Twitter e em Agosto desse ano foi o protagonista de uma campanha da operadora Tim, em que aparece usando um smartphone.
Também, nas Redes Sociais encontramos empresas das mais diversas áreas que usam dessa facilidade para divulgarem seus produtos e serviços. O Facebook, por exemplo, está repleto delas. O uso do Facebook por parte das empresas vem crescendo: é mais um canal social, interativo e de grande visibilidade aberto às empresas, oferecendo possibilidades que não tínhamos até agora. Faz parte da evolução nas redes sociais – o que era bom está cada vez melhor. Estas vantagens estão sendo descobertas e utilizadas para novas práticas de exposição e também de lucratividade. Trata-se de um excelente canal para promoção de marcas e serviços gratuito e que também abre espaços para investimento em publicidade para aqueles que querem se interligar aos milhões de usuários da rede.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O crescimento das redes sociais e o impacto no serviço de atendimento ao cliente.

Como é do conhecimento da maioria, a primeira rede social de maior adesão dos brasileiros foi o Orkut, criado em janeiro de 2004. Um tempo depois percebeu-se a grande adesão de empreendedores, pequenas empresas e artesãos, que utilizavam da citada rede para divulgar, meio que timidamente seus produtos e serviços. O tempo foi passando, outras redes surgindo, como o Twitter. Desde sua criação no ano de 2006 por Jack Dorsey, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Aqui no Brasil quem mais aderiu ao serviço primeiro foram artistas e celebridades, e logo o grande público aos poucos foram deixando o Orkut e cada vez mais começaram a se familiarizar com o Twitter. 
Nessa transição, Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace). 
Atualmente noto que diversas empresas criaram perfis em todas redes sociais aqui citadas. Muitas dessas empresas está caminhando para oferecer um bom serviço de atendimento e divulgação, outras tropeçam no caminho. O exemplo mais comum, são as operadoras de telefonia móvel. Veja:


Notei que os analistas de redes sociais da empresa (profissionais capacitados para a divulgação, o qual inclusive já citei aqui no blog) questionados pelos internautas, solicitam atenção dos clientes, para que os mesmos mantenham uma conversa através de mensagem privada. Parece que estão caminhando bem nessa espécie de SAC virtual.
Em contrapartida, os analistas da operadora Tim parecem perdidos no meio desse caminho, pedindo ao cliente para entrar em contato no SAC telefônico:



Na internet, os consumidores não perdoam. Se o atendimento não foi bem prestado é comum ver clientes internautas reclamando nas chamadas redes sociais (eu mesma já cheguei a questionar esses profissionais). Me recordo que ano passado eu perguntei, mencionando a prestadora no twitter, o motivo deles criarem perfis em redes sociais, sendo que sempre acabam pedindo para o cliente procurar o SAC telefônico. Não obtive resposta.
É fato que um variado mix de produtos de qualidade aliada a um  bom atendimento (seja em qual plataforma for) é muito importante para mantê-la no mercado. Aos poucos as empresas tem se atentado para esse fato.

Veja também: Redes Sociais são mais eficientes na hora de reclamar

:

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Solonei visitará Penápolis no próximo sábado.



Segundo informações passadas por amigos próximos do maratonista Solonei Rocha da Silva, ele estará em Penápolis no próximo sábado, dia 12. A previsão é que às 08h30, ocorra na Prefeitura Municipal uma homenagem ao atleta. Logo após as homenagens no Paço Municipal, Solonei percorrerá as principais ruas da cidade, acompanhado por batedores da Polícia Militar e Trio Elétrico. A carreata terminará na praça da Igreja Sagrada Família, no Jardim Eldorado, bairro onde o medalhista morou e onde ainda reside alguns de seus familiares. 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Repórter é agredida ao vivo




Repórter da Rede Globo, Monalisa Perrone foi agredida ao vivo, na última tarde de segunda-feira enquanto estava em frente ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo atualizando informações para o "Jornal Hoje" sobre o estado de saúde do ex Presidente Lula. A apresentadora Sandra Annemberg, que estava no estúdio, protestou contra o ataque e desabafou: "Que deselegante".
Procurada para se pronunciar sobre o fato, a Central Globo de Comunicação informou que a emissora pretende ir à Justiça contra pessoas deste tipo. A repórter machucou o joelho ao ser empurrada.



O rapaz que empurrou a repórter tem um perfil no Facebook, no qual se identifica como Thiago de Carvalho Cunha. Ele juntamente com alguns baderneiros mantém um grupo chamado "MerdTV" que invadem transmissões ao vivo com objetivo de causar tumulto. O site do grupo é http://merdtv.wordpress.com.

Veja novamente o cena do empurrão: