Cerca de 10 anos atrás, era comum as pessoas discutirem
sobre as novelas e a programação geral das emissoras de televisão apenas entre
familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, na mesa do bar.
Tudo pessoalmente. As revistas e os jornais eram as formas mais acessíveis para
se obter notícias sobre os próximos capítulos, a vida pessoal dos atores e
muito mais! No entanto, de um ano para cá, além da popularização do uso da
internet para acessar publicações específicas em versão on-line (Jornal Folha
de São Paulo, Estadão, Revistas Contigo!, Caras, Veja, entre outras), as redes
sociais mudaram a forma com que assistimos TV.
As Redes Sociais como por exemplo o Twitter, é o novo point
virtual para emitir opiniões gerais, e essa ferramenta também está sendo usada
para comentários sobre as novelas e os programas, somados a força desse tipo de
produto no Brasil faz com que alguns acontecimentos cheguem ao Trending Topics
(assuntos mais comentados no momento).
Também, nas Redes Sociais, também encontramos pessoas que
usam dessa facilidade para reclamarem sobre diversos assuntos. Segundo Marki
Papic e Sean Noonan, da Stratfor "Não há como negar que as mídias sociais
representam uma ferramenta importante para que os movimentos de protesto
mobilizem efetivamente seus adeptos e transmitam suas mensagens. Como
mencionado acima, a eficiência da ferramenta depende, no entanto, dos seus
usuários, e o excesso de confiança pode se transformar em grave prejuízo”.
Nacionalmente falando, muitas pessoas ficaram conhecidas,
por usarem da praticidade das Redes Sociais (Blogs, Orkut, Twitter, Facebook e
outros) para realizagem diversos tipos de reclamações, desde as mais simples
até as menos prováveis. Como é o caso da internauta Tulla Luana que,
insatisfeita com os problemas do Jogo Colheita Feliz em seu Orkut gravou e
tornou público diversos vídeos desabafando sobre o jogo no YouTube e
contabilizou milhares de acessos em pouco tempo. Foi criticada, aplaudida e
teve exposta seus problemas psicológicos.
Outro exemplo é o cantor e vocalista da Banda Detonautas e
ex participante do Reality Show “A Fazenda”,Tico Santa Cruz que, totalmente
descontente com o aumento parlamentar e as irregularidades cometidas pelos
deputados promoveu usando seu Blog e Twitter, encontros e manifestações no Rio
de Janeiro e em São Paulo.
Dentre os mais diversos exemplos, o que mais se destacou na
atualidade foi o jovem Rene Silva, morador da Vila Cruzeiro, periferia do Rio
de Janeiro, que aos 11 anos criou um jornal na escola que estudava e
posteriormente criou um twitter (@vozdacomunidade) que atualiza em tempo real
as notícias de seu bairro, inclusive narrou tweet a tweet a ocupação da polícia
no Morro do Alemão e reivindica melhorias de infra-estrutura e saneamento
básico. Com essa sucessão de fatos, conseguiu projeção nacional, milhares de
seguidores no Twitter e em Agosto desse ano foi o protagonista de uma campanha
da operadora Tim, em que aparece usando um smartphone.
Também, nas Redes Sociais encontramos empresas das mais
diversas áreas que usam dessa facilidade para divulgarem seus produtos e
serviços. O Facebook, por exemplo, está repleto delas. O uso do Facebook por
parte das empresas vem crescendo: é mais um canal social, interativo e de
grande visibilidade aberto às empresas, oferecendo possibilidades que não
tínhamos até agora. Faz parte da evolução nas redes sociais – o que era bom
está cada vez melhor. Estas vantagens estão sendo descobertas e utilizadas para
novas práticas de exposição e também de lucratividade. Trata-se de um excelente
canal para promoção de marcas e serviços gratuito e que também abre espaços
para investimento em publicidade para aqueles que querem se interligar aos
milhões de usuários da rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário