sábado, 29 de agosto de 2015

Ministério da Saúde lança versão digital do Cartão SUS




O Ministério da Saúde lançou um aplicativo para celular - por enquanto disponível apenas para o sistema Android - que será a versão digital do Cartão SUS. A versão para o sistema iOS, da Apple, deverá ser lançado em novembro.



O paciente poderá baixar o programa e depois fazer um cadastro simples, informando o numero do cartão ou do CPF, a data de nascimento e uma conta de e-mail.
Segundo informações passadas pelo Ministério da Saúde, o aplicativo ainda em fase de testes passará por atualizações e aperfeiçoamentos.



O ministério acredita também que o aplicativo trará uma economia com a confecção dos cartões de plásticos. Em 2014, foram gastos R$ 4 milhões para produzir 13 milhões de unidades. Se o paciente não tiver o cartão, seja o de plástico, seja na versão digital, a própria unidade de saúde poderá fazer o registro no momento em que é atendido. Outra forma de obter o cartão é se dirigindo à unidade básica de saúde mais perto de casa.



Clique Aqui e faça o download do aplicativo citado nesse post.

sábado, 18 de julho de 2015

Tutorial: Como consultar o saldo do Valecard na tela do seu celular.

Os funcionários públicos municipais de Barbosa recebem um Vale Alimentação liberado mensalmente. Até então uma das formas de saber o saldo seria ligando no telefone no verso do cartão ou no site da empresa: https://www.valecard.com.br. Entretanto, descobri uma forma mais prática de consulta através de instalação de um aplicativo, fornecido pela própria empresa. Veja:

Na tela inicial do seu celular com o sistema Android, procure por Play Store, a loja de aplicativos do Google


Ao abrir, observe na tela de busca e digite Valecard


Existem vários similares, não se confunda, selecione o Valecard Benefício


Após isso abrirá a tela inicial para fazer download do aplicativo. Clique em Instalar


Observe que o tamanho do aplicativo é 7,04 mb


Ao terminar o download, clique em abrir


Selecione a opção Alimentação em destaque de vermelho


Abrirá uma outra tela pedindo o número do cartão em questão



Se o número estiver correto virá uma mensagem  na tela de confirmação


Agora aproveite essa facilidade de consultar seu saldo Valecard a qualquer hora



quinta-feira, 9 de julho de 2015

Jogo estilo "bichinho virtual" chega ao Google Play para Android.

Se você foi criança e/ou adolescente nos anos 90 muito provavelmente teve ou quis muito ter um Tamagotchi, popularmente conhecido como Bichinho Virtual, Dinkie Dino ou Rakuraku Dinokun. No Brasil, a marca Bandai lançou o Tamagotchi na segunda metade dos anos 90. O minigame, que simula a vida de um animal de estimação verdadeiro, ficou popularmente conhecido como “bichinho virtual”.
Pois bem, para alegria da blogueira que vos escreve, um programador criou o joguinho para download no Google Play. 
Para fazer o download é fácil, basta clicar aqui e seja direcionado para a página do jogo na loja do Google Play. Segundo na página do jogo, esse app é um Widget, portanto ele NÃO aparecerá na sua lista de Aplicativos, e sim na sua lista de Widgets. Para começar a brincar, você deve arrastar o Widget para um espaço vazio na tela do seu celular ou tablet.



Caso ainda haja dúvidas o desenvolvedor publicou um vídeo tutorial. Confira:




Veja também

"Bichinho Virtual" completa 15 anos

terça-feira, 7 de julho de 2015

Internet móvel e sinal de celular ainda desagradam consumidores de Penápolis

No início desse mês de Julho, concedi entrevista para a jornalista Michelle Soares, que trabalha no Jornal Regional de Penápolis, onde expus meu descontentamento com o sinal de internet e celular que é oferecido em Penápolis e Região. Confira!




Quando um consumidor adquire um plano de internet móvel, espera ter acesso rápido e constante a serviços como e-mail, redes sociais, sites diversos, aplicativos, entre outros. Mas não é sempre assim que acontece.
As queixas sobre a lentidão, bem como as falhas na conexão são recorrentes em Penápolis e região. Além de não receber com qualidade os serviços que contratou, o consumidor que não consegue utilizar a internet móvel de forma eficaz ainda pode ser prejudicado no âmbito profissional e pessoal. 
A consumidora Ane Elisa Ferreira Fattori, de 29 anos, que atua como educadora infantil sofre há tempos com a conexão ruim, ou até mesmo com a falta total dela.
Ane é cliente de várias operadoras de telefonia e comentou sobre os problemas que enfrenta desde 2013 com sua internet móvel. “Há muito tempo venho percebendo uma grande lentidão no meu acesso 3G. Como tenho formação superior em Tecnologia da Informação, tendo inclusive desenvolvido projetos e prestado consultoria na área de telefonia e internet, constatei que o problema decorre em razão da falha de estrutura da rede da Vivo que não está suportando o número atual de clientes, por isso a lentidão do acesso e constantes quedas”, afirmou.
Segundo ela, o problema não é apenas com a Vivo. “Para aproveitar promoções sou cliente de todas prestadoras que funcionam em Penápolis, sendo elas a Oi, Claro, Tim e inclusive a própria Vivo e percebo que em todas ocorre problema semelhante, que ficou pior depois que passaram a reduzir a velocidade quando o cliente atinge a franquia de dados de internet móvel. Isso faz com que o acesso fique cada mais lento”, enfatizou.
A educadora explicou que por várias vezes tentou contato com a operadora, com o intuito de solucionar o problema, entretanto as respostas não foram satisfatórias. “Inúmeras vezes tentei contato. Através do SAC da Vivo 1058, Anatel 1331, sites de defesa do consumidor como "Reclame Aqui" e Consumidor.Gov. Na maioria dos contatos tive informação que a área de engenharia de rede estaria trabalhando para regularização”, contou.

O PROBLEMA EM PENÁPOLIS
Em Penápolis o problema não se restringe apenas a internet móvel, mas ao sinal de celular em geral. 
Em agosto de 2014 a Câmara de Vereadores do município aprovou um requerimento de autoria do vereador Fábio Pereira, o Fabinho, com cobrança de melhoria do sinal da telefonia celular na cidade.  O documento foi encaminhado às empresas Vivo e Claro. 
Fabinho questionou os motivos de algumas regiões em Penápolis não terem sinal de celular. O vereador também buscou informações sobre quando a Vivo e a Claro realizaram os últimos investimentos no município e qual a previsão de novas melhorias. 
Em novembro do ano passado o problema voltou a ser repercutido com outro requerimento, dessa vez de autoria do vereador Jonas Chamareli, o Jonas do Povo (PROS). Ele reiterou o pedido a Vivo para a melhoria do atendimento em Penápolis. Jonas apontou que em vários bairros, como a região do Jardim Santa Terezinha, não existe sinal de celular da operadora. 
Como não ocorreu uma solução eficaz do problema, a Câmara Municipal de Penápolis aprovou uma Moção de Repúdio às operadoras de telefonia celular  Claro, Vivo e Tim pela péssima qualidade de atendimento na cidade. 
A medida teve o apoio de todos os membros do Legislativo. O manifesto foi encaminhado também à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
O repúdio abrangia a falta de qualidade do sinal de celular e na comercialização de produtos, como indisponibilidade  de venda de créditos  nos pontos credenciados. “Não é de hoje que a população de Penápolis, em todas as regiões, algumas de maneira mais grave e outras com menos intensidade, vem sofrendo com o descaso das operadoras de telefonia celular que atuam na cidade, notadamente  Claro, Vivo e Tim”, dizia a Moção de Repúdio. 
O documento apontou que era praticamente impossível realizar ou receber ligações  da Claro, Vivo e Tim em várias regiões de Penápolis. “O que percebemos ao longo do tempo é que após a chegada dessas empresas não houve investimentos nas torres ou sistemas operacionais,  ficando o serviço ineficiente  e sem resolutividade”, consideram os vereadores.

VELOCIDADE
De acordo com resolução da Anatel, a velocidade da conexão diária não deve ser inferior a 40% da velocidade que foi ofertada ao cliente. Ou seja, quando se contrata velocidade de 1 Mbps, a velocidade deve ser de no mínimo 400 Kbps por dia. Já a média mensal de velocidade não deve ser inferior a 80% do pacote contratado, ou seja, de 800 kpbs mensais para pacote de 1 Mbps. 
Existem aplicativos que fazem essa medição de velocidade e podem ser baixados gratuitamente para celulares com sistemas IOS e Android. 

O QUE FAZER?
Se após verificar que a velocidade está inferior ao que foi contratado e entrar contato com as prestadoras de serviço, as respostas e soluções não satisfazerem o cliente, o próximo passo é procurar o Procon, que tem como objetivo equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.
Além da própria operadora e do Procon, o cliente ainda pode recorrer a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para recorrer. 
Caso não obtenha êxito junto a estes órgãos, o consumidor deve procurar o Poder Judiciário para ação de reparação pelos prejuízos.
Ane Elisa Ferreira Fattori aguarda que seu problema, assim como o de outros consumidores, seja resolvido o mais rápido possível. “Espero que as operadoras de telefonia ampliem suas redes 3G e 4G para que assim, os clientes naveguem na internet com o mínimo de qualidade, como é prometido em contrato”, concluiu. 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Saiba mais sobre o Facebook Lite, uma versão mais compacta do aplicativo



O Facebook lançou uma nova versão do seu aplicativo para smartphones mais básicos e ideal para usuários que por algum motivo a internet móvel é mais lenta... 
Vale deixar claro que essa é uma nova versão apenas do aplicativo e não da rede social como um todo. Ou seja, você poderá publicar fotos e atualizações, conferir a timeline e interagir com seus amigos da mesma maneira. Pode até deixar a versão comum e a lite instaladas no mesmo aparelho.



O que muda mesmo é o peso que o app ocupa no aparelho: tem menos de 1MB e, segundo o Facebook, é mais ágil que a versão atual. Daí o nome “Lite”, que numa tradução literal significa “leve”. Outro ponto é que diferente da primeira versão do Facebook, o usuário não precisa baixar o Messenger para conversar com seus contatos. O Lite permite que a interação seja feita pelo próprio aplicativo, como era feito antigamente.
Disponível apenas para usuários que usam Android até agora, o app também é bastante acessível em relação à compatibilidade. É que qualquer usuário que utilize esse sistema a partir da versão 2.2 não terá dificuldade em instalá-lo.

Com informações: Vivo Blog


domingo, 28 de junho de 2015

Anatel lança aplicativo para envio de reclamações sobre operadoras




A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta sexta-feira (26) um aplicativo para tablets e smartphones que possibilitará o registro e consultas de reclamações diversas sobre serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. 
O ‘Anatel Consumidor’, já disponível para download de forma gratuita, pode ser usado em smartphones com sistemas Android, iOS e Windows Phone. Antes, o procedimento era feito Telefone no 1331 ou no site da Anatel.



Por meio do aplicativo, é possível registrar, por exemplo, reclamações referentes a problemas de cobrança indevida e a qualidade dos serviços prestados, bem como ter acesso a informações sobre diretos do consumidor. 
Segundo informações passadas pelo senhor João Batista Rezende (presidente da Anatel) ao portal Globo,  a intenção é facilitar a comunicação com o usuário e agilizar a solução dos problemas das operadoras, já que o volume de reclamações aumenta a taxas maiores que o crescimento do mercado. Só no ano passado, as reclamações somaram 2,8 milhões de registros contra as prestadoras. “É mais um instrumento simplificado para que o usuário consiga ter acesso a direitos dele e consiga protocolar uma solicitação que ele não conseguiu resolver com a operadora”, explicou.
“O consumidor agora redige no momento em que quer e da forma que quer o seu pedido de consulta”, completou o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone.
Antes de recorrer à novidade, é necessário ter feito a queixa à operadora. Após baixar o aplicativo, é preciso fazer um cadastro para, então, registrar a reclamação que não foi resolvida pela empresa.



O usuário também tem que informar o protocolo do atendimento da operadora. Finalizado o registro via aplicativo, a reclamação é enviada automaticamente às empresas, que têm prazo de cinco dias úteis para dar uma resposta. Se o problema não for resolvido, a informação passa a fazer parte do índice de desempenho das operadoras, cujo ranking está disponível no site da Anatel.

Redução de custos
Com o aplicativo, a agência espera também reduzir os gastos com o serviço de call center da agência, que possui cerca de 700 funcionários e gera uma despesa mensal de até R$ 3 milhões.
O presidente não estimou, no entanto, em quanto deverá ficar a economia. Hoje, 65% dos usuários utilizam o call center e 35% fazem as solicitações via internet, na página da agência. No médio e longo prazo, a ideia é fazer com que todas as solicitações migrem para a internet.

Com informações: Portal Globo

domingo, 24 de maio de 2015

Site identifica aparelhos de celular roubados





Como agir em caso de roubo

Ao ser abordado por bandidos, nunca reaja, não faça movimentos bruscos e não fuja. A menos que você seja um policial ou trabalhe na área de segurança e tenha habilidade para sair dessa situação com segurança. Após o assalto se dirija a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência, procure levar também a nota fiscal do aparelho roubado. Após esse procedimento você pode solicitar a sua operadora o bloqueio do aparelho para impedir sua utilização na rede nacional de telecomunicações, de forma indevida, por qualquer outro usuário. Portanto, em caso de uma dessas ocorrências, você deve entrar em contato com a central de atendimento de sua operadora e, de posse do número de série do aparelho, conhecido como IMEI, solicitar o bloqueio de seu aparelho celular. O número do IMEI geralmente está contido na nota fiscal de compra, e também obtido através do aparelho digitando o código *#06#. 

Como usar o site "Consulta IMEI"



Este site (www.consultaaparelhoimpedido.com.br) permite que qualquer cidadão tenha acesso a informações sobre um aparelho celular, verificando se o mesmo está impedido de ser utilizado em função de bloqueio por roubo, furto, perda ou extravio.
Caso o aparelho celular seja recuperado, é possível solicitar o desbloqueio à mesma operadora que realizou o bloqueio. Neste procedimento o solicitante deve comprovar a propriedade do aparelho de telefone celular.


sábado, 23 de maio de 2015

Apresentadora Xuxa Meneghel participa de festa em Penápolis




Comemorando 15 anos a Fundação Nelly Jorge Colnaghi, que atualmente atende cerca de 235 crianças, realizou uma festa na noite do último dia 22. A festa contou com a presença de funcionários, equipe pedagógica, pais, visitantes e a ilustre participação da apresentadora Xuxa Meneghel.



A visita da apresentadora na badalada festa ocorreu pois a Fundação homenageou sua mãe com a criação do Espaço das Artes Alda Meneghel! O fato repercutiu nas redes sociais da Fundação penapolense, da apresentadora e de demais munícipes que realizaram muitas selfies estando junto da apresentadora, que atualmente faz parte da equipe de apresentadores da TV Record. 




domingo, 3 de maio de 2015

Operadora Vivo oferece ligação gratuita em troca de publicidade



Recentemente, a operadora Vivo lançou o serviço Vivo Chamada Patrocinada, com ele, o cliente poderá ouvir uma propaganda da própria Vivo ou de outras empresas e, assim, terá direito a uma chamada local com até 1 minuto de duração. O serviço está disponível para todos os clientes Vivo, não importando se a linha é pré-paga ou pós-paga. Para fazer a chamada gratuita, o cliente deverá ligar para o número *4040, digitar o número a ser chamado (pode ser um número Vivo ou telefone fixo) e escutar o comercial, com duração mínima de 15 segundos. Terminada a propaganda, a ligação será completada. Apenas quem está originando a chamada ouvirá a propaganda. Após um minuto de ligação, a chamada é encerrada – o cliente é alertado quando isso acontece, para não cortar o assunto no meio. Cada cliente pode realizar até uma chamada por dia. 

terça-feira, 21 de abril de 2015

Conheça o Sinesp Cidadão, aplicativo que identifica carros roubados e suspeitos




O SINESP Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Esse sistema possibilita a Consulta Veículo que permite a qualquer pessoa consultar, principalmente por meio de dispositivos móveis, em segundos, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o País.

O sistema que é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), encontra-se disponível gratuitamente no Google Play e na internet.

A ferramenta gratuita tem o objetivo de facilitar o trabalho da polícia na recuperação de veículos. Qualquer cidadão pode baixar o aplicativo e após instalação, basta digitar a placa para saber a situação do veículo que deseja pesquisar. Caso a resposta seja de que o veículo é furtado ou roubado, a informação aparecerá destacada em vermelho. Veja um exemplo retirado de um site de cadastro de carros roubados:





O Sinesp Cidadão ainda mostra as características do veículo no sistema, permitindo que o indivíduo cheque se os dados da placa informada conferem com as do veículo. Caso elas sejam diferentes, a placa pode ser falsa ou furtada. Ela ainda pode estar sendo utilizada em um carro clonado.

Se houver alguma irregularidade, o cidadão deve acionar a polícia pelo telefone 190 e uma equipe será direcionada ao local, onde será feita a checagem das informações com os procedimentos corretos, sem identificar de quem ou de onde partiu a denúncia.

Clique Aqui e faça o download do aplicativo em seu celular ou tablet com Android
Clique Aqui e confira a página da internet do serviço citado