domingo, 15 de março de 2015

A internet está mudando o jeito do brasileiro ver TV.




Há uns 10 anos, era comum discutir sobre as novelas e a programação geral das emissoras de televisão apenas entre familiares, colegas de escola, colegas de trabalho, amigos, na mesa do bar. Tudo pessoalmente. As revistas e os jornais eram as formas mais acessíveis para se obter notícias sobre os próximos capítulos, a vida privada dos atores e muito mais! Mas, de um ano para cá, além da popularização do uso da internet para acessar publicações específicas em versão on-line (Jornal Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Contigo!, Caras, Veja, entre outras), as redes sociais mudaram a forma com que assistimos TV.



O Twitter é um point virtual para emitir opiniões gerais, e essa ferramenta também está sendo usada para comentários sobre as novelas e os programas, somados a força desse tipo de produto no Brasil faz com que alguns acontecimentos cheguem ao Trending Topics (assuntos mais comentados no momento).  Também podemos citar a rede social de fotos Instagram também acompanha essa vertente, pois é comum ver as pessoas tirando selfies da tela da TV e assim compartilhar com todos seus programas e novelas preferidos. Assim, os memes (montagens e virais engraçados sobre os programas criados por anônimos e famosos) estão cada vez mais presentes.



Também na rede, é possível encontrar sites que ofereçam em tempo real sintonização de canais de TV aberta e TV por assinatura, o que vem irritando muitos empresários do ramo, que vêem seus faturamentos despencarem por conta da facilidade de acesso a canais gratuitamente, pagando apenas pelo acesso a internet (banda larga, cabo, 3G ou conexão discada). Um exemplo de site que oferece sintonia a diversos canais, séries, filmes e outros é o Netflix, que inclusive oferece assinatura a preços acessíveis. 



É, com a internet, mais a crescente interatividade entre produtores e telespectadores (e esses entre si), vai mudando cada vez mais o jeito de se assistir TV, um exemplo disso é o último capítulo da novela Império, mesmo sendo exibido na última sexta feira dia 13, na manhã de hoje ainda continua figurando entre os tópicos mais comentados no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário