domingo, 8 de julho de 2012

Saiba mais sobre a tecnologia 4G




A tal febre de tecnologia nos equipamentos móveis, principalmente dos tablets e smartphones pegou, não foi? Atualmente ficou fácil possuir um celular com diversas funções, não apenas o clássico “câmera + música”. Agora um celular que possua suporte às redes sociais é praticamente indispensável! E aposto que se você não tem um ainda, está morrendo de vontade de ter, certo?





Pra quem curte tecnologia, saber sobre seu funcionamento é sempre muito útil! Os smartphones possuem acesso à internet de duas maneiras: Rede wifi e conexão 3G. E quem já teve algum contato com 3G – seja para computador ou gadgets – sabe que a conexão não é muito rápida e, às vezes, deixa a galera passando certo nervoso (carregar fotos e vídeos = esperar uma eternidade). Mas agora tem uma novidade boa e que parece que vai colocar fim a essa lentidão! A internet 4G se tornou um assunto super falado devido a “rivalidade” entre operadoras para ofertarem o serviço. No entanto, será que todo mundo sabe como vai funcionar, quais suas principais características? Bom, então vamos conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia que promete muito!

• 4G vem de 4ª geração de telefonia móvel. Ela traz a tecnologia que oferece conexão à internet de altíssima velocidade. Segundo suas principais características, as redes móveis 4G alcançam velocidades que se aproximam bastante de conexões fixas (seja via cabo ou modem).

• Existem duas tecnologias que podem ser consideradas 4G: WiMax (utilizada em países asiáticos) e LTE (utilizada em países europeus e nos EUA). O objetivo é implementar no Brasil a tecnologia 4G com tecnologia LTE.

• Basicamente a tecnologia 4G será uma revolução no que diz respeito à conexão de internet, proporcionará acesso de alta velocidade e boa qualidade em lugares que não há cabos ou outra opção.

• O conteúdo multimídia será “revolucionado”. Dependendo do plano contratado e da velocidade oferecida,será possível ouvir músicas diretamente da internet (sem aquelas “travadas” super chatas), carregar vídeos em alta definição (imagina assistir clipes dos seus ídolos assim que lançar?), assistir filmes e por aí vai.

• Existem diversos limites de velocidade pelo mundo, e o que provavelmente será utilizado no Brasil é a de 10 MBps (megabits por segundo). E a promessa é que não haverá grandes instabilidades no sinal.

• Qualquer aparelho/smartphone/afins poderá suportar a conexão 4G? Infelizmente não. Quem quiser utilizar a tecnologia deverá comprar um aparelho que suporte essa tecnologia nas frequências brasileiras (sim, há diferença da nossa 4G com a do pessoal lá de fora! Fiquem atentos). Mas quem possui aparelho com suporte a 3G, calmaí! Vocês também poderão dar uma melhorada na velocidade da sua conexão, deixando-a cinco vezes mais rápida que o normal.

• As operadoras ainda não determinaram e tampouco divulgaram valores, porém já deixaram bem claro?Será cara e não muito acessível, assim como o 3G quando iniciou sua história por aqui. Vamos torcer para que não seja tããão cara assim, né?

• Até abril de 2013 as empresas devem ter conexões 4G nas cidades-sede dos jogos da Copa. São elas: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Já as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo deverão ter cobertura 4G até o fim de 2014. As cidades são: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Cuiabá, Natal.

• Todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão que ter sinal de 4G até 31 de dezembro de 2016. 

Com informações: Clube Foroni



Nenhum comentário:

Postar um comentário