terça-feira, 17 de julho de 2012

Empresa paranaense comercializa perfis no Twitter para candidatos







"Seja eleito em 2012: contrate agora consultoria para o seu Twitter por 3 meses e fique entre os 200 primeiros mais seguidos do Brasil." A propaganda, divulgada numa conta do microblog Twitter, tem destino certo: candidatos que disputarão as eleições municipais este ano. Ser um dos políticos mais seguidos do País, porém, requer colocar a mão no bolso. Comprar um perfil com 300 mil seguidores custa R$ 6 mil. Se o candidato estiver interessado na consultoria, paga R$ 7 mil mais três parcelas de R$ 1 mil. A venda de perfis no Twitter, porém, é prática ilegal, proibida nos Termos de Uso da rede social. 
O serviço é ofertado por uma empresa localizada em Londrina (PR). Procurado pelo Jornal Estado de São Paulo, o proprietário, que se identifica como Marcio Aurelio, se negou a dar maiores informações. O perfil moderado por ele no Twitter, porém, fornece diversas informações, inclusive e-mail e número de telefone para contato. Num dos tweets, há um exemplo da "vantagem" em contratar a empresa: o candidato poderia virar manchete nos jornais ao se tornar o "prefeito mais seguido do Twitter". Há também "promoções relâmpago" e pacotes mais baratos, nos quais são oferecidos "10 mil seguidores por R$ 500" ou "50 mil por R$ 1,5 mil".
Ainda segundo informações divulgadas pelo Jornal Estado de São Paulo, diante das provas, o Ministério Público Eleitoral de Minas começou a investigar se algum candidato adquiriu o serviço. O promotor eleitoral Edson Rezende alerta: a compra de perfil é ato ilícito, podendo levar à rejeição das contas pela Justiça e até mesmo à cassação da candidatura.


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