domingo, 25 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011



Janeiro 

  • Posse de Dilma  Rousseff: A presidenta eleita Dilma Rousseff recebeu no primeiro dia de 2011, em Brasília, a faixa presidencial das mãos de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou o governo após dois mandatos sucessivos. Eleita com 56% dos votos, ela foi a primeira mulher a assumir a Presidência do Brasil.
  • Campus Party:  Em 2011, a Campus Party veio para se afirmar como o maior encontro geek do Brasil. Se, por um lado, a meta parece ter sido atingida, por outro, percebeu-se que ser o maior e o melhor não é uma tarefa fácil. A 4ª edição do evento enfrentou uma série de problemas, alguns previsíveis, e outros que nem mesmo o melhor vidente poderia imaginar. Com direito a falhas de energia elétrica e roubos dentro do evento: entre os casos de roubo, destacou-se na mídia o roubo de um netbook de propriedade do jovem Tiago Cabral que mobilizou a mídia, mais nem assim o equipamento foi devolvido ao dono.
Fevereiro

  • Ronaldo dá adeus aos campos:  Ronaldo anunciou, oficialmente, a sua aposentadoria do futebol. Em entrevista coletiva com direito a revelação de que ele seria portador de problemas na tireóide, que o faziam ganhar peso. Ronaldo alegou que não poderia tomar medicação na época por causa do exame antidoping. Fato que foi criticado por médicos e publicações esportivas.
  • Moacyr Scliar: O mês de fevereiro também foi marcado pela falecimento do escritor gaúcho Moacyr Scliar, que morreu aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos.
Março 

  • Steve Jobs reaparece e anuncia o iPad2:  Afastado da Apple para tratar de um câncer, Steve Jobs surpreendeu ao aparecer em público e anunciar o lançamento do tablet iPad2 "Hoje nós vamos anunciar algo sensacional". "Nós tivemos um primeiro ano excepcional e gostaríamos de seguir nesta linha. E 2011? 2011 será o ano do iPad 2", profetizou. E comandou o show de apresentação do novo iPad, mais leve, mais fino e mais potente.
  • José Alencar:  O ex-vice-presidente morreu em São Paulo e lutava há anos contra tumores no abdome. Alencar lutou contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino. Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.
  • Japão:  Um terremoto de 9 pontos na escala Richter atinge o litoral nordeste do Japão na tarde de 11 de março (horário local). O tremor, com epicentro na costa da província de Miyagi, foi o pior da história do país e o sétimo mais intenso do mundo. Dezenas de réplicas continuaram a abalar a região.
Abril

  • Atirador de Realengo RJ:  Um homem matou 12 crianças - 10 meninas e dois meninos - a tiros após invadir salas de aula da Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, era ex-aluno da escola e se suicidou logo após o atentado. O fato chocou todo o país e virou notícia em toda imprensa internacional.
Maio

  • Osama Bin Ladem: Osama Bin Laden, terrorista líder da Al-Qaeda, foi morto em uma troca de tiros contra forças do Exército americano na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão. A notícia foi confirmada pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que, em pronunciamento televisionado na Casa Branca e se dirigindo às famílias que perderam seus entes queridos, disse que "a justiça foi feita". "A morte de Bin Laden assinala a conquista mais significativa até a data do esforço de nossa nação para derrotar a Al-Qaeda", afirmou Obama. O terrorista foi morto com um tiro na cabeça e enterrado no mar. O fato causou grande repercussão nos EUA e marcou o fim da era daquele que foi o mentor intelectual dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
  • Arnold Schwarzenegger: O ator americano admitiu que teve um filho fora de seu casamento de 25 anos. A mãe do herdeiro do ator e ex-governador da Califórnia é uma empregada doméstica que trabalhou por mais de 20 anos em sua casa. Schwarzenegger e a esposa anunciaram a separação no início de maio deste ano, após 25 anos juntos. Eles disseram que estavam em um momento de transição pessoal e profissional e que cada um seguiria seu caminho.
Junho

  • Hackers: O mês de junho foi marcado por uma série de ataques de hackers aos sites oficiais do governo. O grupo brasileiro autodenominado LulzSecBrazil, vinculado ao grupo internacional LulzSec ("rindo da segurança", em tradução livre), assumiu no Twitter, ter tirado do ar os sites da Presidência da República (www.presidencia.gov.br) e do governo federal (www.brasil.gov.br).
  • Sílvio Santos: Desde a descoberta do rombo bilionário no banco PanAmericano em novembro do ano passado, o empresário Silvio Santos reviu boa parte de seus negócios e se desfez de parte do império construído ao longo de sua vida inteira. Para sanar as dívidas e enxugar as atividades do Grupo Silvio Santos, o apresentador vendeu o PanAmericano, a empresa de pagamentos online Braspag e por último a rede de lojas do Baú da Felicidade.
  • TV Record: A emissora de televisão brasileira, a TV Record cometeu a maior gafe do ano. O programa Hoje em Dia, atração das manhãs da emissora, vinculou notícia da morte do humorista Amin Khader. Horas mais tarde o próprio humorista apareceu ao vivo na Bandeirantes colocando fim aos boatos de sua morte. A Record reconheceu o erro e virou motivo de piada na internet e nas redes sociais.
Julho

  • Seleção Brasileira:  O Brasil não conseguiu confirmar a soberania ofensiva em vitória sobre o Paraguai e foi eliminado na Copa América, seguindo o mesmo caminho de Colômbia e Argentina. Apesar de ser absoluta durante os 90 minutos no tempo normal e mais ofensiva também na prorrogação, a Seleção de Mano Menezes não conseguiu sair do empate por 0 a 0 e caiu nas quartas de final diante de um retraído adversário, que definiu a vitória com um incrível 2 a 0 nos pênaltis - a equipe verde-amarela perdeu todas as quatro cobranças.
  • Amy Winehouse: A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta em Londres no dia 23 de Julho, em seu apartamento. A polícia da região de Camden Square divulgou comunicado confirmando a morte. "Fomos chamados devido à descoberta de uma mulher morta. As circunstâncias da morte serão investigadas. Num primeiro momento, não sabemos explicar", encerrou a mensagem. Muito se especulou na mídia o motivo da morte. Uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas foram um dos motivos levantados para a morte da estrela pop.
Agosto

  • Steve Jobs:  O cofundador da Apple, Steve Jobs renunciou como CEO da companhia. O executivo vai presidir o conselho de administração da empresa. O diretor de operações da Apple, Tim Cook, assume como CEO da empresa, por indicação do próprio Steve Jobs. Em carta dirigida aos diretores da Apple, Jobs afirma que fez os melhores amigos da sua vida na empresa. "Sempre disse que, se chegasse o dia que eu não poderia mais cumprir minhas funções e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a informar. Infelizmente, esse dia chegou", diz a nota.
  • Reinaldo Gianecchini:  O ator Reynaldo Gianecchini foi diagnosticado com um linfoma Não-Hodgkin, informou a assessoria da TV Globo em nota divulgada dia 10/08/2011. "Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês", afirmou Gianecchini na época.
Setembro:
  • Escândalo na TV: O mês de Setembro foi marcado por escândalos de sub celebridades que se estranharam via twitter e em publicações jornalísticas. A ex panicat Dani Bolina foi o pivô de vários deles ao afirmar que suas ex colegas de trabalho (panicats) seriam prostitutas. Para dar fim a polêmica a atual "repórter" do programa Tudo é Possível (programa famoso por empregar ex panicats) afirmou: "Em nenhum momento citei que eram panicats atuais e não expus ninguém. Muitas meninas já passaram por lá".
  • PSD:  O prefeito de São Paulo e idealizador do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, comemorou a sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que ratificou o registro de seu partido dia 27 de setembro. "Nasceu o PSD! Parabéns a todos os brasileiros que participaram das diversas etapas da sua criação", afirmou. "Cumprimento a Justiça Eleitoral brasileira por sua eficiência e seriedade", disse, em outra postagem. 
Outubro:

  • Steve Jobs:  Morreu dia 5 de outubro, aos 56 anos, Steve Jobs, cofundador e presidente do Conselho de Administração da Apple. Jobs sofria de câncer no pâncreas desde 2004 e estava afastado do cargo de diretor-executivo da Apple há menos de dois meses para tratar da doença. Perfeccionista, criativo, inovador e ousado, ele ajudou a tornar os computadores mais amigáveis e revolucionou a animação, a música digital e o celular. Jobs deixa a mulher Laurene Powell, com quem teve três filhos.
  • Solonei Silva: O atleta penapolense surpreendeu toda a cidade, ao se consagrar o grande campeão da maratona do Pan de Guadalajara. A maratona foi um dos últimos eventos dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com largada às 12h30 no horário brasileiro (8h30 no México). O percurso pelo centro histórico da cidade foi predominantemente plano, com quatro voltas em um circuito de dez quilômetros, mais um trecho com 2.195 metros. O atleta, que enfrentou dificuldades no começo da carreira, ficou conhecido e foi ovacionado por todos brasileiros, por onde passava. Deu diversas entrevistas e foi tema de reportagem de revistas como A revista Veja e a Contigo.
  • Câmara de Vereadores de Penápolis: O site da  Câmara de Vereadores de Penápolis foi alvo de ataques por duas vezes no mês de Outubro e trouxe a tona a falha de segurança que os sites brasileiros estão expostos. 
Novembro:

  • Reporter agredida ao vivo:  Repórter da Rede Globo, Monalisa Perrone foi agredida ao vivo, enquanto estava em frente ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo atualizando informações para o "Jornal Hoje" sobre o estado de saúde do ex Presidente Lula. A apresentadora Sandra Annemberg, que estava no estúdio, protestou contra o ataque e desabafou: "Que deselegante".
  • iPhone pega fogo em SP: Um iphone de uma paulistana pegou fogo e mobilizou toda a mídia. O fato citado, ocorreu com a estudante paulistana Ayla Tiemi, de 18 anos. “Acordei com faíscas e fumaça saindo do iPhone. Precisei desligar o disjuntor do quarto para tirá-lo da tomada e até ligar um ventilador para retirar o forte cheiro de queimado que ficou”, relatou a estudante para diversos sites essa semana. Ayla afirmou ter adquirido o smartphone na França em janeiro deste ano. Isso invalida a garantia no Brasil, de acordo com a Apple. Ao contrário de outros aparelhos da empresa, a proteção do iPhone não é mundial. Ela garante que o smartphone estava sendo carregado na tomada com o carregador oficial da Apple.
Dezembro:

  • CD RPM Elektra:  O novo trabalho da banda RPM intitulado Elektra começou a ser distribuído para revenda nas lojas brasileiras no início de dezembro. O novo trabalho começou a ser disponibilizado na web http://rpm.art.br no final de maio e causou grande alegria aos fãs com a volta da banda e o lançamento do novo cd.
  • Fátima Bernardes: A apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes, surpreendeu toda a mídia ao anunciar a saída da atração. Segundo a emissora, a saída de Fátima se deve à criação de um novo programa, sugerido pela jornalista e ainda mantido em sigilo, que integrará a grade de programação já em 2012. A única informação confirmada sobre o novo projeto é que será jornalístico e ocupará parte das manhãs na emissora.
  • Gafe do Santos Futebol Clube:  A máquina do Barcelona atropelou o Santos na final do Mundial de Clubes (4-0), em Yokohamal. Lionel Messi, com dois gols, foi um gigante em campo, enquanto Neymar foi a grande decepção em campo. O jogador brasileiro Neymar virou piada nas redes sociais pela fraca atuação em campo.
  • Jogador Adriano: Marcado por confusões no decorrer do ano, o jogador corinthiano que estava em férias no Rio de Janeiro está sendo acusado de atirar na mão de uma "moça".  Em plena véspera de Natal, Adriano se envolveu em uma nova polêmica. De acordo com algumas publicações o jogador poderá responder processo por lesão corporal. (Obs: em 28/12 confrontada pela polícia, a "moça" confirmou que ela mesma que atirou na própria mão, e não o jogador Adriano. O caso ainda está sendo investigado).
  • Snaptu: Depois de muita ameaça e especulação, eis que em 28 de dezembro os responsáveis pelo aplicativo Snaptu o desativam para sempre, causando tristeza nas pessoas que acessavam diariamente o aplicativo em seus celulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário