quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cyberbulling: saiba como se proteger e denunciar!

O cyberbullying, ou intimidação virtual, assusta 16% dos jovens brasileiros, segundo pesquisa da Safernet Brasil, ONG de defesa dos direitos humanos na internet. A pesquisa envolveu 2.160 internautas do país, com idades entre 10 e 17 anos. Esse estudo indicou ainda que 38% dos jovens reconhecem ter um amigo que já foi vítima de cyberbullying.

Cyberbullying é a prática de enviar para pessoas conhecidas ou não mensagens e imagens maldosas, humilhantes ou agressivas, com ameaças e intimidações. Bullying é o termo em inglês usado para definir agressões verbais ou físicas repetitivas. Já o termo cyberbullying é usado para agressões feitas por meio das tecnologias, como internet e celular.

Os agressores usam mensagens de email, perfis falsos no Orkut e podem até roubar uma conta do MSN para enviar mensagens rudes ou embaraçosas para sua lista de contatos.

Podem ainda postar textos e imagens em blogs e sites, inserir vídeos revelando a intimidade alheia no Youtube, acessar dados da conta de outra pessoa, apagar informações e tornar públicas informações particulares. Até mesmo o celular pode ser usado para enviar mensagens maldosas, e compartilhar fotos pessoais para desconhecidos.

Como se defender
Conforme orientações da Safernet, a vítima de cyberbullying deve informar um adulto de confiança sobre as agressões. Não deve responder as mensagens, e deve gravar tudo em seu computador, para juntar provas contra o agressor.

O cyberbullying é crime, e o agressor pode ser processado e condenado a cumprir pena. A vítima deve juntar provas, anotando a data e hora das agressões, fazer um 'PrintScreen' (comando que copia a imagem exibida na tela), imprimir o texto da agressão e levar a uma delegacia de polícia ou ao Ministério Público.

A Justiça vai exigir que a ofensa seja retirada da internet. Se o agressor for menor de idade, seus pais responderão processo, e poderão ser condenados a pagar multa.

Para a internet continuar livre e aberta para todos, precisamos usá-la com responsabilidade, Seja bem educado aos usar os recursos da rede e ao se comunicar com as pessoas. Tome cuidado com tudo o que escreve e posta, e não divulgue nada que possa comprometer sua imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário