sábado, 12 de dezembro de 2009

Tutorial do Zé Marcos: Colheita Feliz no Orkut!

Depois do sucesso dos bonequinhos Buddypoke no Orkut, a moda agora é a "Colheita feliz". É uma fazenda virtual em que você planta e cria animais.



E prepare-se: o negócio vicia! Quando você perceber, já está há horas de olho na sua plantação e na terra dos vizinhos. Isso mesmo, você precisa ficar de olho na "terra" alheia para furtar o que puder e aumentar suas posses.

E não fique constrangido em furtar dos outros porque ninguém vai ficar por você. Até meu filho, Michael, fez umas limpa nas minhas terras. É claro que, como um pai que deve dar exemplo, fiz o mesmo com ele... rs rs

COMO INSTALAR
Para começar a usar o aplicativo, você precisa ter uma conta no Orkut. No menu do lado esquerdo de seu perfil, clique em "Adicionar apps". No "Diretório de aplicativos", escolha "Colheita feliz". Na próxima página, clique em "Adicionar aplicativo"



Depois que o aplicativo for instalado, é criado um atalho no seu menu da esquerda, na área de "Apps". Clique nele toda vez que quiser acessar sua fazenda ou coloque o endereço em seus favoritos.

TAREFAS
Você recebe sua fazenda, plantas de presente e tarefas logo de cara, de um assistente. Siga essas tarefas - clique em "aceitar" antes de tudo para poder conseguir moedas de ouro e assim ir comprando itens e passando de níveis.




Use o menu na parte de baixo da sua fazenda para trabalhar:



  • Seta: usada para mover a fazenda para os lados;
  • Enxada: use para cavar e retirar as plantas mortas. Às vezes, quando estiver cavando, aparece um baú do tesouro que lhe dá moedas;
  • Sacolinha: é nela que você guarda os itens comprados para usar na horta ou alimentar os animais;
  • Regador: serve para molhar a terra - a sua e de seus amigos;
  • Removedor de pragas: serve para matar as pragas - matinhos - suas e de seus amigos;
  • Pesticida: serve para matar as minhoquinhas que atacam sua terra e de seus amigos;
  • Luvinha: é usada para colher suas plantas, ovos, leite, entre outros. Serve também para furtar os itens de seus vizinhos.
Para colher seu nabos, que recebe logo de início, use a luvinha. É só clicar no quadrado correspondente à planta. Você verá uma imagem do nabo subindo para o céu. Na verdade, ele vai para o seu depósito, que fica no menu superior da direita. Vamos entendê-lo:



  • Minha fazenda: o ícone do homenzinho e a cerquinha leva você de volta para sua fazenda, ou simplesmente recarrega o aplicativo;
  • Decoração: o ícone da chavinha e do pincel leva você para a área de decoração. Quando tiver dinheiro suficiente, pode mudar sua fazenda;
  • Meu depósito: é nesta casinha que ficam os itens que você comprou ou furtou. Clique nele para vender tudo e ganhar moedas de ouro;
  • Loja: a lojinha oferece tudo para você, desde adubo que faz sua plantação acelerar o crescimento até animais de vários tipos, como galinha, pato, abelha, etc.
  • Fazenda dos amigos: os dois avatares juntos é seu atalho para visitar a fazenda dos amigos. Clique nele para ver uma lista que varia dependendo da quantidade de amigos que tiver no Orkut e tiver instalado a "Colheita feliz". Eles aparecerão por ordem de nível na brincadeira. Lá é possível ver também em que nível você está.
Vamos entender agora o menu esquerdo superior:



Ao lado da sua foto, você acompanha a quantidade de moedas de ouro que conseguiu ganhar e seu nível de experiência no jogo com a barra azul. À direita, seu nível de popularidade - barra vermelha -, que varia de acordo com os presentes que recebe dos amigos.

MOEDAS VERDES
Ainda nesta área há um coração verde e um cifrão. É a quantidade de "moedas verdes" que você compra com dinheiro de verdade. É aí que os desenvolvedores do aplicativo ganham dinheiro.

Para comprar, clique na aba "Adquira moedas verdes", acima da fazenda. A transação é feita com cartão de crédito e pela internet mesmo. Você recebe um e-mail confirmando a compra. Esse gasto ajuda você a subir de nível na experiência.

A transação não demora muito. Só o tempo para o serviço "conversar" com sua prestadora de cartão de crédito. Você é informado por e-mail. Quando for aprovado, sua quantidade de moedas é atualizada automaticamente



Na aba "Convidar amigos", há um botão para você convidar o pessoal para instalar o aplicativo. Cada amigo que instalar por sua indicação, você recebe 100 pontos e pode trocar por flores. Elas ficarão em sua sacolinha de itens comprados.

Abaixo de sua foto, há ainda dois ícones. Um deles, um avatar, é o assistente da fazenda. Ele vai lhe contar quem esteve na fazenda e o que fez: se o ajudou, furtou ou até mesmo colocou pragas na sua terra.

Ao lado do assistente, um pacote de presente. Nele ficam os presentes que recebeu e enviou.

Se está no começo da brincadeira, vai aparecer ainda um terceiro ícone. É um livro que funciona como tutorial. É ele que vai guiá-lo no começo. E some depois de você cumprir as tarefas iniciais.

REGANDO E FURTANDO
Depois que plantou, tenha paciência. Cada tipo tem seu tempo para crescer. Quando isso acontecer, você colhe e vende.

Enquanto isso, é preciso cuidar. Fique atento para aguar sempre que a terra aparecer com rachaduras. Se não estiver assim, não adianta jogar água. Aliás, esta é uma das fases de tarefas que recebemos automaticamente, logo no começo, que mais empacam a gente. Temos que aguar a própria horta, mas a terra não fica seca, como na imagem abaixo:



Quando você chegar nesta fase, resta apenas esperar. Não serve regar as terras vizinhas. Tem que esperar a sua precisar de água.

Enquanto suas plantas crescem, vá fuçar na fazenda do vizinho. Se ele estiver com falta de água e pragas, ajude-o que você ganha pontos de experiência.

Se a plantação do vizinho estiver pronta para colher, é só furtar - use a luvinha. Você só pode fazer isso uma vez por planta madura em cada quadrado de terra.



É possível saber que está no ponto apenas colocando a luvinha em cima. Preste atenção no "Valor de crescimento". Se estiver completo - totalmente verde, leve sem dó.

Tudo que você furtar vai para seu depósito. Clique nele e verá os itens. Aí é só vendê-los e ganhar dinheiro.

GALINHA
Quando juntar mais de oito mil moedas de ouro, um dos primeiros animais que dá para comprar é uma galinha. Ela vale também nove moedas verdes (dinheiro de verdade). Os ovos dela vão dar muitas moedas de ouro.

É preciso, logo após adquiri-la, comprar alimento para ela. Depois, ter paciência até que apareça a primeira leva de ovos. Demora mais de sete horas. Aí você recolhe usando a luvinha e vende. Cada vez que recolhe, é preciso comprar comida para a galinha.




CACHORRO
É a única forma de proteger sua fazenda dos furtos. Mas é preciso alimentá-lo sempre, dar ossos especiais, senão ele não ajuda em nada. Eu mesmo furtei várias fazendas com cachorro e apenas uma vez fui "mordido".

Quando isso acontece, você perde moedas de ouro, que vão para o dono do cachorro. Mas não se preocupe. Depois de mordido, você pode continuar furtando sem problemas.



Para ter um cachorro, é preciso no mínimo 50 mil moedas de ouro. Ou pagar dinheiro de verdade: são nove moedas verdes. Quem é viciado na brincadeira não pensa duas vezes e compra mesmo!



ALIMENTAÇÃO
Toda vez que você comprar um animal, é preciso alimentá-lo para que possa produzir ou crescer. Os alimentos podem ser encontrados na loja. Clique em "Ferramentas" e compre a ração que precisar.



Para os animais que não existe comida específica, como o pato, a ovelha, o burro, o pombo, as abelhas ou o coelho, descubra primeiro se ele produz ou cresce. Para saber, na aba "animais", passe o mouse sobre os animais. Em todos eles aparece uma explicação (se produz ou cresce) e o tempo de vida.



FLORES E POPULARIDADE
As flores não podem ser furtadas. Elas são usadas para presentear os amigos. Recebi uma do meu filho, Michael, o que aumentou minha popularidade, e outra da minha amada amante.

O Michael ganhou por passar de nível. Então, cultivou. Quando floresceu, colheu e enviou pra mim junto com uma mensagem. Você confere se tem flores para presentear clicando no ícone de presentes.



Aliás, o Michael foi o grande descobridor de muitas das coisas que escrevo aqui. Ele é meu vizinho fazendeiro predileto! rsrs

SUCESSO
Com o tempo, você vai comprando muita coisa, mudando o visual da fazenda, aumentando suas terras. E com isso aumenta seu nível de popularidade e dinheiro.

Uma das fazendas mais perfeitas de meus amigos do Orkut é o da Cecília Egreja. Ela tem de tudo um pouco e muita moeda de ouro e moedas verdes. Mesmo assim, não tem um cachorro para protegê-la...




DICAS
  • Acesse sua fazenda sempre que puder. Se não visitá-la, não terá como ampliar seus "negócios";
  • Visite sempre as outras fazendas e furte o que puder para aumentar sua renda. Não tenha dó de levar os itens de seus colegas. Você não pega tudo, apenas um de cada; se não fizer isso, fazem com você;
  • Toda vez que visitar seus vizinhos, ajude-os tirando as pragas e matos que encontrar, além de aguar a terra. Vai ganhar pontos de experiência.




DESINSTALAÇÃO
Não gostou do jogo? Em vez de deixar sua colheita abandonada, desinstale o aplicativo. É muito melhor. Basta clicar na latinha de lixo que fica no canto superior direito da página, conforme mostra a figura abaixo e seguir as instruções.




QUER RECLAMAR?
Se tiver alguma reclamação, envie para os criadores do jogo. Basta clicar na aba "Central de ajuda", conforme a imagem abaixo.



Você será direcionado para uma nova página. Nela, clique na aba "Enviar um chamado" e preencha todos os dados. Se o problema não é com moedas verdes, deixe essa área em branco, mas não se esqueça de informar o e-mail.

Você receberá um e-mail com um link para criar uma senha e outro com seu texto. Depois disso, aguarde uma resposta. Use sua senha para acompanhar o desenrolar de sua reclamação.

VÍRUS DA MOEDA VERDE
Não seja enganado: você só consegue moedas verdes comprando com dinheiro de verdade. Nunca clique nos links que estão aparecendo no Orkut e até em e-mails. É vírus.


Créditos: Blog do Zé Marcos  http://www.blogdozemarcos.com

3 comentários:

  1. ::: Esse tutorial é muito bom, hein! rs rs Abraços, Ane!

    ResponderExcluir
  2. vc gosta de plantar e colher hem!

    ResponderExcluir
  3. dinheiro colteira feliz gosto muto frutas animais orkut:robry surdo nsm:roberto_aliatti@hotmail.com

    ResponderExcluir