terça-feira, 11 de agosto de 2009

Relembrando: Os caras pintadas.





Nos anos 90, a juventude brasileira deu uma lição de cidadania, fazendo valer a vontade popular. Os movimentos estudantis voltaram a ganhar força em 1992, quando milhares de jovens saíram às ruas para pedir o "impeachment" do então presidente da época, Fernando Collor. Como todos sabem, esses estudantes ficaram conhecidos como caras-pintadas. O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto.
Tal comportamento de massa, exemplificou como o povo brasileiro deveria se comportar, cada vez que tomasse conhecimento de mazelas cometidas por pessoas inescrupulosas, detentoras de cargos e/ou funções públicas.
Aí eu me pergunto: que aconteceu com aqueles jovens? De uma hora para outra, perderam a voz? O Brasil passa pela maior onda de corrupção, roubos, descaso com a saúde, educação, segurança. E eles??? Será que se aposentaram??? Hoje são adultos e estão conformados com as falcatruas ??????
Por muito menos, outras tantas nações repudiaram atitudes de agentes do governo (nos diversos escalões), manifestando-se publicamente, até que a vontade popular preponderasse.
Em outros países, as pessoas adotam a mesma atitude dos caras-pintadas, fazendo governantes reverem suas decisões. Se estas não vierem ao encontro dos anseios populares, nova manifestação é levada a efeito, até que o povo veja a sua vontade atendida.
O que nos falta para pintarmos nossas caras novamente?
Atualmente vemos o nosso Presidente do Senado, José Sarney, envolvido em polêmicas, denuncias de favorecimento pessoal e de parentes, protegido pelo ilustríssimo Presidente da República, ao criticar o denuncismo, afirmando que “Sarney não pode ser tratado como uma pessoa comum”. 
A juventude brasileira da atualidade não vai agir? Ou as pessoas de bem vão continuar a votar nessas mesmas pessoas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário