segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Cobrir webcam com fita adesiva não é exagero. Entenda o motivo.




Após viralizar na rede uma foto de Mark Zuckerberg (CEO da rede social Facebook) com seu notebook, onde a webcam aparece coberta com uma fita semelhante a uma fia isolante para se proteger de possíveis ações hackers, fato que chamou atenção para uma questão bastante debatida e delicada a privacidade e a segurança na rede. Afinal de contas, se uma das pessoas mais poderosos do mundo coorporativo da internet se protege assim, quem está a salvo?!
Fato é que qualquer pessoa sem um mecanismo eficiente de proteção pode ser alvo e ter a câmera do seu computador ou smartphone compartilhada com terceiros. Existem muitas maneiras para se fazer isso e, para os hackers nem é tão complicado assim... Atualmente, uma série de aplicações como as de videochamadas, por exemplo, pedem autorização para utilizar a câmera e microfone do seu dispositivo. O cybercrime usa o mesmo método, mas só que sem que o usuário tenha conhecimento.
De acordo com o Olhar Digital, uma pesquisa recém-divulgada mostra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua privacidade online. Quarenta e nove por cento dos entrevistados não confiam em sua webcam. E, se você não faz parte dessa estatística, talvez seja bom pensar duas vezes e também começar a desconfiar da sua. Nos últimos 12 meses, foram identificadas quase quatro mil ameaças que assumem o controle do computador e da webcam da vítima.
Antes de discutir a eficácia da fita adesiva, saiba que existem outras formas de proteger a câmera dos seus dispositivos. Algumas dicas importantes devem ser sempre lembradas: baixe somente softwares originais, diretamente pela página do fabricante - é difícil distinguir um site pirata de um legítimo e links de terceiros podem trazer pragas virtuais embutidas, sem que você perceba. Tenha uma solução de segurança!



Especialistas na área de segurança online trabalham diariamente para descobrir e previnir esse tipo de ataque. A boa notícia é que mesmo as soluções gratuitas já ajudam. Algumas soluções contam até com funções de bloqueio da webcam e microfone. E, você já ouviu, mas não custa repetir: use senhas fortes. Nada de 1,2,3,4,5… hein?! Uma senha forte deve contar letras, números e símbolos.
Você que acredita que cobrir a webcam com fita adesiva é coisa para paranóicos digitais, infelizmente não é... Assim como Mark Zuckerberg, outras pessoas de destaque no mundo estão vuneráveis a  ações de hackers e espiões e, nestes casos, até a mais eficientes das soluções de segurança pode falhar.  Ainda segundo informações a respeito dessa mesma pesquisa, quase 40% dos internautas de todo o mundo também cobrem sua webcam de alguma forma (fitas isolantes, adesivos, duréx coloridos e similares).

Com informações: Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário