quinta-feira, 28 de março de 2013

A moda na era da internet




Até pouco tempo atrás, estilistas, indústria têxtil, consultores de imagem, revistas femininas, profissionais especializados da moda, artistas, produções televisivas e cinematográficas eram os segmentos que determinavam o que se tornaria tendência no mundo da moda, as cores predominantes de determinada estação, a modelagem das roupas, bem como os acessórios que virariam febre entre os mais diversos tipos de mulheres. Nesse contexto social, não havia como separar o panorama social e politico da moda. Dentre os mais diversos exemplos podemos citar: o jeans, roupas e acessórios com rosto de Che Guevara, o uso de calças camufladas do exército, acessórios como as sacolas de pano que viraram febre mundial, as camisetas Hering (idealizadas por imigrantes alemães que se instalaram no Brasil), o vestido de noiva da princesa Grace Kelly (1958), que foi o mais copiado no mundo todo, as roupas da princesa Diana que foram as mais copiadas mesmo depois da sua morte, os cabelos estilo black power dos anos 80, as calças boca-de-sino também dos anos 80, dentre muitos outros exemplos.

Já nos dias atuais, com a chamada revolução digital, a moda ultrapassa fronteiras de todo o mundo graças ao e-commerce (lojas virtuais). O comércio digital ganha cada vez mais espaço graças a geração Y, a chamada geração da internet, que engloba as pessoas nascidas após 1980 até meados da década de 1990. Essa geração desenvolveu tendo acesso a aparelhos de alta tecnologia. O poder e a influência da internet nos dias atuais se tornaram pontos fundamentais na hora de comunicar o que é moda, quem faz moda, quem dita moda e o que vale no mundo da moda. O quinto poder, que até então era um privilegio das revistas e jornais, ganhou mais um formador de opinião: a internet.

Nesse sentido, estilistas inspiram-se nas idéias de um novo segmento da internet: as blogueiras especializadas em moda. No momento de colocar um novo produto fashion no mercado, além das páginas nas revistas, propagandas na televisão, esses produtos ganham também, inúmeras páginas na internet através dos blogs. O objetivo da indústria da moda é chegar a todos segmentos da sociedade. Nesse sentido, as blogueiras fazem casa vez mais sucesso, faturam alto e ganham popularidade e reconhecimento.

Nem necessitamos ir longe para citar um exemplo de blogueira de sucesso. Em Araçatuba reside a jovem Mariah Junqueira Bernardes Maia, que em outubro de 2007 criou o http://www.blogdamariah.com.br e desde então seu blog figura como um dos mais acessados, sua presença é solicitada constantemente para os melhores e mais badalados eventos, é, sem dúvida um exemplo de muito sucesso que fatura altas quantias em dinheiro com anúncios publicitários.

Também, mais próximo da nossa região podemos conferir o trabalho virtual da jovem penapolense Mirela Ortega, que administra o Blog M de Maquiagem, em sua página ela afirma adorar maquiagem e todo o universo feminino, e diz que criou seu blog para dividir experiências, dicas de make e moda. Vale conferir. Seu blog está disponível no seguinte endereço: http://www.mdemaquiagem.com.

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