sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carro do Google Street View é flagrado fotografando Penápolis




Segundo apurou o jornalista Ivan Ambrósio, um veículo Chevrolet Captiva equipado com 15 câmeras fotográficas percorreu todos os bairros da cidade de Penápolis para capturar imagens para o Street View, um serviço de imagens que permite aos usuários do Google Maps fazer passeios virtuais em 3 Dimensões por vários locais do mundo. O fato gerou inúmeros comentários nas redes sociais dos penapolenses.
Quem acessa o www.google.com.br e entra na opção de Mapas, ao digitar o nome da cidade o internauta encontra o mapa completo com nome das ruas. Entretanto, o desenho que aparece na tela é de uma figura simples, com poucas informações sobre lojas e prédios existentes no endereço desejado. Com o Street View, ao digitar o nome da cidade e se aproximar para ver o mapa, a pessoa tem a opção de clicar na figura de um boneco, que aparece na cor amarela, e, com ajuda do mouse, "passear" pelas ruas e ver tudo o que há no endereço. Como as imagens não são ao vivo, é possível haver alterações de construções ou paisagens. Além disso, como as fotografias contemplam locais públicos, como ruas, avenidas e praças, o internauta não consegue ver detalhes de locais particulares, como clubes e dentro de residências 

Saiba Mais 

Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil. 
No Brasil, o projeto do Google Street View Brasil surgiu em 2009, quando o Google Brasil fechou acordo com a Fiat para trazer o serviço de captura de imagens de ruas e avenidas chamado "Street View" para diversas cidades brasileiras. 

Polêmicas e processos

No dia 25 de maio de 2010, as imagens do Google Street View Brasil vazaram, por um erro do Google. As imagens que não tinham sido lançadas anteriormente, puderam ser vistas via iPhone. No dia seguinte, a empresa corrigiu o erro. Logo após esse vazamento de imagens, outro problema aconteceu: um dos Fiat Stilo usados para fotografar as cidades se acidentou em São Paulo. 
No dia 6 de novembro de 2010 um morador de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, abriu processo na 35ª Vara Cível da Capital contra o Google. O motivo é a imagem publicada em que o mineiro aparece em uma posição desconfortável. “Ele foi alvo de chacotas, e-mails e de reprodução da foto na Internet. Os clientes dele pediram a retirada imediata da imagem no ar, e ele foi advertido verbalmente pela empresa. Meu cliente foi fotografado em situação constrangedora, e a imagem induz à ideia de que ele vomitava porque estava bêbado, mas ele não estava.”, afirmou a advogada deste em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Créditos de Imagem: Jornalista Ivan Ambrósio

Nenhum comentário:

Postar um comentário