sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dica do colunista do blog "Vida em Rede" da Revista Veja: Confira se seu e-mail foi invadido!

O colunista Rafael Sbarai, publicou recentemente em seu blog mantido no site da Revista Veja uma dica muito interessante sobre segurança, uma vez que o Brasil virou alvo de uma inédita ofensiva de crackers contra sites do governo federal, prefeituras municipais, lojas e-commerce, entre outros.
O blog em questão chama-se Vida em Rede e está disponível no endereço: http://veja.abril.com.br/blog/vida-em-rede neste espaço, o colunista escreve sobre tudo que acontece na internet, de uma forma simples, que todos, até leigos, entendem. Vale a pena conferir!
No Vida em Rede, Rafael Sbarai indica o site: Should I Change My Password? (tradução: Devo mudar minha senha?) disponível no endereço: https://shouldichangemypassword.com. Para saber se sua conta foi invadida, basta acessar o site e digitar o e-mail (sem fornecer a senha) em uma caixa de texto. Um sinal verde exibido pelo programa signfica que o banco de dados não possui informações acerca da invasão e do vazamento relativos àquela conta específica. Isso, contudo, não é uma garantia total de segurança, uma vez que os criminosos podem simplesmente não ter divulgado informações eventualmente furtadas.
Caso seja exibido o sinal vermelho, contudo, aí, sim, há uma certeza: a conta já foi invadida. Neste caso, é urgente trocar a senha e investigar as consequência do vazamento dos dados contidos ali.
Fiz até um teste e parece estar tudo em ordem com meu email. Vejam uma amostra:


Segundo o próprio colunista, o site, trata-se de um banco de dados que reúne informações sobre os vazamentos conhecidos realizados por crackers – inclusive as 62.000 senhas de Twitter, Facebook e Gmail publicadas pelos crackers do LulzSec na semana passada. A cada nova ação criminosa, o serviço é alimentado com os dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário