domingo, 10 de novembro de 2013

Metas de qualidade da internet impostas pela ANATEL desafiam as operadoras




As novas exigências de qualidade da internet estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em vigor desde o início deste mês, devem tirar o sono das operadoras de banda larga. No estado de Minas Gerais, os indicadores dão conta de que as quatro fornecedoras do serviço (Oi, Net Serviços, GVT e Algar Telecom) terão dificuldades de cumprir as metas. Elas não têm conseguido cumprir uma série dos antigos indicadores, que eram mais tolerantes. 
Já em relação à disponibilidade, o desempenho das operadoras também passou longe do ideal. Conforme determina a Anatel, a internet deveria estar 99% disponível em pelo menos 85% das medições. Mas não é o que aconteceu com a GVT, em que o indicador foi cumprido em 20,41% das medições, e na Oi, que apresentou 62,93%.

Internet em Penápolis e região

Aqui em Penápolis utilizo a internet 3G da Vivo e nos celulares utilizo Oi e Tim, respectivamente. Nos últimos anos as operadoras pouco investiram em melhorias na rede, pois sempre preciso utilizar as redes sociais e o atendimento da ANATEL para reclamar na velocidade atingida em ambos os acessos. 

Durante a semana em Barbosa, percebo que é melhor a qualidade, em razão de poucas pessoas utilizarem o 3G naquela cidade. Entretanto, a cidade é coberta apenas pelo serviço 3G da Vivo, clientes de outras operadoras ficam literalmente na mão com o precário serviço 2G e EDGE. O moderador da página no Facebook Barbosa da Depressão ironizou o fato, veja:



Programa Brasil Banda Larga

A ANATEL e as operadoras de banda larga fixa (Internet) do Brasil têm o compromisso de medir e acompanhar os indicadores de qualidade da conexão banda larga fixa em todo o país. Para a medição da qualidade de banda larga fixa o Programa abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos.

Operadoras Participantes:
Oi, NET, VIVO, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo.

Caso tenha interesse em participar dessa iniciativa, como voluntário acesse o site http://www.brasilbandalarga.com.br e informe-se como participar.

Um comentário:

  1. A ANATEL impõe essas metas mas não é rigorosa em relação ao cumprimento delas, por isso as operadoras nem se preocupam em segui-las. Condições para adequar os serviços as operadoras têm, sim, pois faturam milhões diariamente com esses preços abusivos e taxas absurdas, mas como não há uma pressão maior por parte da ANATEL, então essas operadoras não estão nem aí mesmo. Eu sofro quando vou pra Barbosa e preciso usar internet móvel da minha operadora padrão (TIM), tive de comprar um chip da Vivo, pois é a única que possui uma conexão 3G satisfatória na cidade (a Claro também possui, mas não é tão estável quanto a da Vivo).

    ResponderExcluir