quarta-feira, 3 de abril de 2013

Telefone celular completa 40 anos de vida




O telefone celular completa nesta quarta-feira quatro décadas. A primeira ligação a partir de um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas foi realizada pelo engenheiro Martin Cooper, no dia 3 de abril de 1973, em Nova York. Na época, Cooper ligou para seu principal concorrente, o também engenheiro Joel Engel, líder da equipe de pesquisas da empresa Bell Labs. 
O aparelho usado por Martin Cooper no teste foi um protótipo do que viria a ser o Motorola DynaTAC. Hoje, o aparelho custaria aproximadamente 8.000 dólares — uma fortuna, comparado ao preço do iPhone 5, da Apple, encontrado no mercado americano por pouco mais de 600 dólares.
Os telefones antigos eram pouco discretos ou ergonômicos. O modelo da Motorola pesava mais de um quilo e sua bateria não durava mais do que 20 minutos. No Brasil, os primeiros aparelhos celulares chegaram ao país na década de 1980. Os dispositivos só ganharam popularidade dez anos depois.

Falar pra que? Envie um torpedo

Uma função importantíssima para muitas pessoas é o serviço de mensagem de texto (chamado também de torpedos SMS). Poucos sabem, mas a primeira SMS foi enviada no ano de 1993, através de uma operadora da Finlândia. Aqui no Brasil demorou muito para chegar “toda” essa tecnologia, afinal, as operadoras brasileiras ainda estavam pensando em instalar telefones fixos para os clientes.

As mensagens de texto não eram grande coisa na época, porque eram limitadas a poucos caracteres e não permitiam a utilização de acentos ou caracteres especiais. Além disso, era difícil você poder utilizar o serviço de SMS, porque era necessário que, além do seu celular, o do destinatário fosse compatível com a tecnologia. Os celulares capazes de enviar mensagens de texto geralmente vinham equipados com um teclado alfanumérico, afinal, o aparelho deveria compreender letras além de números.

Smartphones 



Nos dias atuais não se fala muito em celular, porque o assunto da "moda" são os Smartphones. O termo smartphone foi adotado devido à utilização de um sistema operacional nos celulares. Claro que essa capacidade está restrita a um pequeno número de aparelhos, porém, a tendência é que cada vez mais as fabricantes invistam na criação deste tipo de celular. Além do sistema operacional, a maioria dos smartphones traz rede sem fio (wi-fi), câmera de qualidade razoável (geralmente o mínimo é 2 MP), Bluetooth, memória interna com muito espaço — ou espaço para cartão externo —, funções aprimoradas (como a reprodução de arquivos que necessitem codecs, ou a compatibilidade com documentos do Microsoft Office), suporte a redes 3G e muito mais.
Os sistemas operacionais dos aparelhos variam muito, porque cada fabricante coloca um sistema diferente. Os principais são: Symbian e Windows Mobile (o iPhone utiliza o MAC OS X). 

Com informações: Revista Veja e Portal Tecmundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário