A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) finalmente liberou uma autorização para que as operadoras nacionais bloqueiem qualquer aparelho de telefone celular pirata (não homologado) que ouse usar as torres brasileiras a partir do ano que vem.
Os celulares piratas, aqueles comprados em sites que revendem da China e similares (popularmente chamados de xing-ling), podem trazer riscos aos usuários, como por exemplo: radiação excessiva, baterias que podem explodir ou vazar, ligações com péssima qualidade e ruídos. Nesses produtos, já foi comprovado cientificamente que a recepção do sinal é ruim e causa quedas e outros problemas nas redes móveis nacionais.
A partir de 2014, as operadoras vão se basear em dois códigos que vem em todo aparelho legítimo: o IMEI e o IMSI. Toda vez que o celular é ligado, ele envia esses dois códigos para a torre mais próxima e se registra na rede. Aparelhos piratas geralmente não possuem IMEI e quando disponibilizam, ou ele é inválido ou não existe em nenhum banco de dados. São como “aviões fantasmas”. É assim que as operadoras nacionais serão capazes de bloqueá-los.
Confira também:
Celulares piratas na mira do Ministério Público Federal
Nenhum comentário:
Postar um comentário