2011 foi definitivamente o ano da rede social Facebook, mas o Twitter não ficou muito atrás. Foram mais de 100 milhões de novas contas cadastradas. Gente curiosa, querendo entender qual é a finalidade de um sistema que permite a publicação de apenas 140 caracteres por mensagem. A verdade é que cada um tem uma definição, mas o objetivo desse post não é definir o serviço, e sim auxiliar as pessoas que ainda estão dando os seus primeiros passos nesse ambiente de comunicação hiperativo e em tempo real.
Ao trabalho:
1- Saiba lidar com @ e #
A “@” seguida do nome de um usuário significa uma menção àquela pessoa. Mesmo que não siga você, ela poderá ver a sua mensagem e, talvez, respondê-la. Você pode incluir diversos usuários do microblog em uma mesma conversa. Só não esqueça de colocar a arroba na frente de cada nome.
Por outro lado, o símbolo “#” representa uma tag (ou hashtag). Serve para identificar assuntos e ajudar o Twitter a criar sua lista de tópicos em destaque (os Trending Topics). Por exemplo, se você estiver participando de um Congresso de Saúde, pode criar uma tag com o nome do evento: #congressodesaude. Toda vez que alguém clicar nela, será levado a uma lista de tweets de outros usuários que estão compartilhando o mesmo termo.
2- Abuse do Retweet ou RT
Fazer um retweet é simplesmente repetir o que outra pessoa disse dentro do microblog citando o nome do autor original da frase. Existem duas formas de fazer isso. A primeira consiste em utilizar o botão “Retweet” do próprio Twitter. Ele aparece toda vez que você passa o mouse em alguma mensagem. É mais prático, mas impede que você faça algum comentário sobre o tema em questão.
A segunda forma de criar um retweet é copiar a frase e citar o autor. A vantagem é que é possível adicionar um comentário à mensagem. A sintaxe é simples, basta colora o termo RT, o nome do usuário, a mensagem e o comentário. Por exemplo:
RT @ane_penapolis Sigam @penapolis_sp @melevapenapolis @bytes_penapolis @ca_penapolense
Note que o texto após as duas barras é o feliz comentário de quem fez o retweet.
3- Conheça os Trending Topics
Localizados na parte direita do microblog, estão os Trending Topics. Eles são os assuntos de maior destaque e podem mudar constantemente durante o dia. Geralmente, os “TTs” fornecem uma boa dica do que está acontecendo de importante no mundo. Basta clicar em um dos links para ver a lista de mensagens publicadas sobre o assunto.
Outra vantagem do recurso é a possibilidade de regionalizar esses temas. Clicando no link “Change”, é possível escolher países e cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Procurando pessoas que falam sobre temas específicos? Ao invés de seguir todas elas, você pode criar uma lista e ficar de olho em tudo que esses especialistas falam. Logo abaixo da caixa de textos, onde você escreve suas mensagens, exsiste a opção “Lists”. Ao expandi-la, você encontrará o item “Create a List”. Crie a sua lista com um nome simples, entre no perfil das pessoas e faça as devidas adições. Você pode separá-las por interesses pessoais, trabalho e até interesses românticos (o que não é muito aconselhável).
5- Use os aplicativos
Qualquer pessoa com um smartphone pode publicar mensagens no Twitter de qualquer lugar e a qualquer hora. Basta baixar o aplicativo específico para o seu aparelho e ter uma conexão com a internet – que pode ser via Wi-Fi ou 3G. Se você não encontrar um aplicativo, mas estiver conectado, basta entrar na página móvel do serviço no endereço http://mobile.twitter.com. O design do Twitter está em constante mudança, conforme publicamos na matéria "Twitter atualiza versão móvel para celulares" mais suas funções permanecem as mesmas!
Com informações da Coluna Tecnologia da Revista Veja
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