domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vítimas das chuvas podem pedir indenização

Os cidadãos afetados por enchentes no período de fortes chuvas nesse início de ano têm direito a uma indenização do Poder Público pelos danos sofridos. Para a PROTESTE Associação de Consumidores, além da opção dos seguros de bens móveis e imóveis, é importante que os moradores das regiões afetadas busquem também junto aos governos a reparação pelos danos sofridos por força das chuvas, já que nem todos esses prejuízos são arcados pelas apólices de seguros residenciais, de bens e de vida.
No entender da PROTESTE, é dever dos governos a regulamentação e a fiscalização da ocupação de imóveis urbanos e rurais, bem como a construção e manutenção de obras capazes de minimizar os efeitos das chuvas nas regiões onde esse fenômeno causa transtornos com frequência. Por isso, no caso de danos causados pelas enchentes, e que sejam decorrentes de uma omissão ou de uma ação indevida do Poder Público (como, por exemplo, deixar de realizar obras necessárias para o transbordamento de rios, ou estimular a ocupação irregular de áreas de risco), o cidadão tem direito a uma indenização pelos prejuízos sofridos.
Embora essa indenização possa ser solicitada individualmente na justiça, as ações coletivas têm mais força e maiores chances de prosperarem. Por isso, no caso de vários moradores afetados em uma mesma região, a PROTESTE aconselha que esses cidadãos se organizem e procurem sua associação de bairro, a Defensoria Pública ou o Ministério Público locais, que podem entrar com ações em nome de todos, reduzindo os custos de uma ação individual, e atuando de forma unida e mais coordenada para que a demanda alcance um resultado positivo. Seja no caso de ações individuais, seja no caso das ações coletivas, é importante que os moradores afetados pela ação das chuvas juntem todas as provas possíveis dos danos causados, como fotos, notas fiscais, orçamentos de consertos de bens, e comprovantes de residência.
Para os motoristas com carros segurados é importante se orientar com a seguradora antes de tomar qualquer iniciativa. É aconselhável dispensar os serviços de guinchos particulares, pois as seguradoras passaram a cobrir esse tipo sinistro. Se agir por conta própria, sem seguir as orientações da seguradora, o dono do veículo corre o risco de não ter cobertura dos danos causados pela enchente.
Cabe à seguradora orientar sobre as providências que devem ser tomadas. Por exemplo, se o veículo puder ser ligado, o motorista será informado para onde deverá levá-lo. Caso contrário, a seguradora enviará um guincho credenciado para resgatá-lo.
Feito o resgate, o veículo será levado a uma oficina credenciada para vistoria e apuração dos danos. Se os prejuízos somarem mais de 75% do valor do veículo, geralmente as seguradoras dão perda total.
Caso a seguradora opte por consertar o veículo, é importante que o consumidor exija o orçamento com a relação de todos os itens que serão trocados, assim como o prazo de devolução do carro, conforme o artigo 40 do Código de Defesa do Consumidor.
Caso a reclamação não dê resultado deve se procurar os órgãos de defesa do consumidor ou se ingressar com ação na Justiça reivindicando danos morais e materiais.
 
Com informações: Proteste

Penápolis e a política do "Pão e Circo"

Para quem fugiu da escola, ou não se lembra das aulas de História, vou refrescar a memória de vocês!
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador, com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política “panem et circenses”,  a política do pão e circo. Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se. Foram feitas tantas festas para manter a população sob controle, que o calendário romano chegou a ter 175 feriados por ano.
É mais ou menos o que ocorre na nossa "Penápolis". Nossas ruas estão sucateadas, esburacadas, não há grande circulação de renda, quando uma empresa se instala em Penápolis é motivo de festa para a SECOM (Secretaria de Comunicação da Prefeitura)... Pois bem, se nossos problemas já não são poucos, a prefeitura ainda contratou um trio elétrico para animar os foliões. Vejam printscreen da matéria vinculada hoje no Jornal Interior (clique para ampliar):

Pra mim, seria mais coerente se essa festa fosse patrocinada pela iniciativa privada. Creio que a prefeitura não tem dinheiro em caixa para tal, seria mais interessante se essa verba gasta nessa licitação fosse aplicada integralmente na infraestrutura da cidade.
Você partilha da minha opinião? Comentem! (comentários anônimos ou ofensivos não serão aceitos).

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tutorial: Promoções da Internet e Amostras Grátis

Um grupo de internautas se organizou e criou o site Brindes Grátis, há mais de 2 anos atrás. Sucesso de visitas, essa semana os proprietários do site elaboraram um tutorial bem fácil para quem ainda não se aventura no mundo das promoções da internet. Vejam:



Saiba mais acessando o site: http://www.brindesgratis.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto de lei 1490/2007 ficou apenas no papel, infelizmente!





Querendo descaracterizar o projeto de lei 1490/2007 de autoria do Ex Presidente da Câmara de Vereadores de Penápolis, Ivan Sammarco, eis que aparece o prefeito, querendo IBOPE (como sempre faz) quando anunciou na última sexta-feira, 18, a entrega de documentação ao Ministério da Ciência e Tecnologia, visando a implantação do projeto de inclusão digital em Penápolis. Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a formalização do convênio será através do Ministério da Ciência e Tecnologia, com gestão e apoio do ministro Aloízio Mercadante.
Neste projeto, conforme explicou o prefeito após retornar de Brasília, está garantida a universalização e inclusão digital, especialmente para aqueles que não tem computador em casa. “Não se trata de internet gratuita como se propagam por ai. Vamos, sim, disponibilizar computadores para o acesso de forma ordenada e com garantias de que as pessoas que ali estiverem, estarão buscando informações, como já ocorre na biblioteca pública e escolas municipais”, explicou João Luís, ao reiterar que o projeto tem apoio também do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) e do ex deputado do PMDB, Paulo Lima.
A todo custo, o prefeito e alguns vereadores tentam descaracterizar o projeto,  propondo projetos parecidos, como o vereador atual Rodolfo propôs,  ainda em 2009 a implantação da internet nos CMEIS (antigos barracões). Infelizmente aqui na cidade as leis são criadas, mais muitas não são cumpridas e nem fiscalizadas pelo poder público.
Para quem não conhece essa lei  nº 1490 de 31 Outubro de 2007 é só clicar aqui e acessar essa na íntegra, no site da CÂMARA MUNICIPAL de vereadores. Lembrando que essa lei consiste na obrigação, por parte da prefeitura em disponibilizar sinal via rádio para a população que estiver com impostos (IPTU) em dia. Essa lei foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores!
Tentaram informar a população que oferecer o sinal para todos interessados seria  impossível, mais porque algumas cidades maiores oferecem o sinal? Eu gostaria muito de encontrar o nobre prefeito de Penápolis e perguntar a ele, o que ele tem contra o senhor Ivan Sammarco e os verdadeiros motivos da não implantação desse projeto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tirando dúvidas: Smartphones

Nos últimos tempos, venho elaborando aqui no Blog conteúdos sobre a evolução tecnológica. Algumas pessoas vieram até meu Twitter tirar dúvidas sobre os chamados "smartphones". Resolvi elaborar esse post para orientar meus leitores... Pois então, vamos lá.

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos). Pode ser considerado a soma das funcionalidades de um PDA com as de um telefone celular.



Sistemas operacionais

Atualmente os principais sistemas operacionais existentes são:Symbian, Blackberry OS, Windows Mobile, iOS, Samsung Bada, Palm WebOS, Android e Maemo, sendo os quatro últimos baseados em Linux.

Distribuição dos Sistemas operacionais
Estatística Mundial - Fonte Gartner - 1° Semestre de 2010

1º - Symbian: 44%

2º - RIM Blackberry: 19%

3º - Apple: 15%

4º - Android: 10%

5º - Windows Mobile: 7%

6º - Linux: 4%

7º - Outros: <1%

Atualmente esses aparelhos estão se tornando muito populares, em razão da queda de preços e aumento da oferta  desses aparelhos. Eu particularmente ainda não comprei o meu, mais pretendo adquirir em breve.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TV Record: Penapolense participa do programa ‘Ídolos’




O programa "Ídolos", da Rede Record, que é exibido aos sábados em rede nacional e apresentado por Rodrigo Faro, tendo como jurados Marco Camargo, Luiza Possi e Rick Bonadio, e tem como objetivo revelar novos talentos da música nacional, terá a participação do músico penapolense Danilo Gomes Bento, 20 anos. A primeira temporada do programa estreou em 2006. Esta é a quarta edição do reality show musical. Danilo participará da gravação que será realizada amanhã, 19, no estádio do Canindé, na capital paulista. A data em que o programa será exibido ainda não definido pela emissora. Danilo se inscreveu através do site do reality show musical. "São mais de sete mil pessoas, estou muito feliz em fazer parte deste número de sonhadores que buscam o seu objetivo na música nacional", comentou. Ele é vocalista da banda Dona Inocência e se apresenta em festas e bailes da cidade e região. "Estou bastante confiante em minha participação e espero que tudo possa dar certo, estou me preparando muito para isso", afirmou. Ele ainda não definiu o que cantará, mas disse estar em dúvida quanto às músicas das bandas Rosa de Saron e NX Zero. "Fico ouvindo as músicas toda hora, imprimo a letra para decorá-la e não ter problemas", disse. "Alguns duvidaram da minha participação, muitos amigos me apoiaram desde o início, e minha família, esteve comigo desde o momento em que decidi me inscrever", revelou. "Espero que as pessoas me apóiem e torçam por mim, quero representar bem a nossa cidade e, quem sabe, ser o novo ídolo do país", finalizou. Após a fase de audições, os concorrentes selecionados enfrentam as etapas Teatro e Concertos. Apenas dois participantes disputarão a Grande Final, sendo um deles eleito, por votação popular, o novo ídolo do país. A edição 2011 do programa tem previsão para estrear em abril, mas ainda não tem data definida. Será exibido as terças e quintas, a partir das 23h.
 

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Celulares piratas na mira do Ministério Público Federal

 
 
 
Os celulares vendidos em bancas de vendedores ambulantes, que chegam em território brasileiro pela fronteira Brasil-Paraguai, sem marca de confiança e que copiam design e softwares de marcas famosas caíram na preferência do público popular por terem um preço totalmente “convidativo”. Assim, eles acabam sendo adquiridos pelas pessoas que não tem dinheiro suficiente para comprar um smartphone original, mais que também não querem um celular comum, que apenas faz e recebe ligações e SMS. 
Esses aparelhos não são homologados pela ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações e são proibidos de funcionar no Brasil. Uma pesquisa feita pela Folha de São Paulo indica que 40% dos celulares pré-pagos e 20% dos pós-pagos são falsificados. Por esse motivo o Ministério Público Federal está de olho e prepara uma ação civil, propondo o bloqueio desses aparelhos, desestimulando seu uso e comercialização. O MP ainda estuda uma forma de realizar o bloqueio desses aparelhos, pois será bem complexo identificar o IMEI dessas linhas (número identificador do aparelho), que também são falsificados. Em 2010 estima-se que o prejuízo dos fabricantes credenciados chegou a 1 bilhão de reais.
Segundo o editor da Tecnoblog Rafael Silva e Felipe Ventura, da Gizmodo, a Receita Federal poderia muito bem colaborar e diminuir os encargos embutidos nos aparelhos nacionais, diminuindo o preço repassado ao consumidor final, e assim, estimulando o consumo. Eu com certeza concordo com eles.

Vamos aguardar os próximos capítulos.

Bomba no mundo do Futebol: Ronaldo anuncia: `Estou encerrando minha carreira como jogador profissional'

Após a eliminação na Libertadores desse ano, os jogadores do Corinthians sofreram pressão da torcida, com direito a críticas pesadíssimas e ofensas contra o jogador Ronaldo, em sua página no microblog Twitter (teve sua forma física e desempenho totalmente criticadas).

Nesse final de semana todos os programas esportivos ventilaram a informação que o jogador abandonaria os gramados antes do esperado (final de 2011). Hoje no início da tarde o jogador Ronaldo anunciou uma entrevista coletiva, onde emocionado informou sobre sua saída dos gramados como jogador profissional e alegou, entre outros, problemas de saúde (hipotireoidismo).




- "Tenho de fazer meu agradecimento a todos os brasileiros que choraram comigo quando eu chorei e que caíram comigo quando eu caí. Mas, dessa torcida brasileira toda, eu quero agradecer a do Corinthians. Nunca vi uma torcida tão vibrante, tão apaixonada e tão entregue ao seu time de futebol. É certo que em algumas vezes essa cobrança por resultado a torna agressiva e fora do controle. Mas eu não me imaginava viver sem o Corinthians. Agradeço ao Andrés, que é meu irmão, e digo que continuarei ligado ao clube da maneira que ele quiser. Muitas vezes vocês vão me encontrar torcendo pelo Corinthians no estádio. Aproveito e peço desculpas publicamente pelo fracasso no trajeto da Libertadores". Foram algumas das palavras do ex craque.
Ao longo da carreira, ele balançou as redes 475 vezes, contando as passagens por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Corinthians e Seleção Brasileira. O Fenômeno foi também eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa e deixa o futebol com o status de maior artilheiros das Copas do Mundo e com dois títulos da principal competição do planeta - em 1994 como reserva e em 2002 como estrela.

Créditos de Imagem: Portal G1





sábado, 12 de fevereiro de 2011

Programa "Revista de Sábado" exibe reportagem sobre Compras Coletivas na internet.

Foi exibido hoje, uma reportagem gravada em Meridiano - SP pela equipe da TV TEM Filiada da Rede Globo aqui no interior de SP, e exibida há alguns minutos atrás no programa Revista de Sãbado. Perdeu? Acompanhe aqui no Blog:



E vocês leitores do Blog, já compraram pela internet? Comentem. (não serão aceitos comentários anônimos). Bom final de semana pra todos internautas.
Clique Aqui e veja o site oficial do programa

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Microsoft anuncia prévia do "Explorer 9" que não funciona no Windows XP





A Microsoft divulgou ontem (10/02/2011), o lançamento do navegador Explorer 9,  que não funciona em computadores com sistema operacional Windows XP (criado em 2001 sistema esse que já se tornou absoleto e está sendo substituído gradativamente pelo Windows 7, já que o sistema anterior, o Windows Vista não emplacou na preferência dos internautas, além de ter vários erros de programação e segurança).
Essa versão 9 é a mais próxima da versão final, que a Microsoft pretende criar e divulgar em breve.
O Explorer 9 continua gratuito e só é compatível com Windows Vista (que eu particularmente não recomendo) e Windows 7 (sistema que uso atualmente no meu Notebook Positivo Platinum).

Clique Aqui e faça o download do Explorer 9

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Governo quer implementar banda larga por menos de R$ 30, diz ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta sexta-feira (4) que o governo pretende massificar a oferta de acesso à internet em alta velocidade oferecendo o serviço por R$ 35. Caso os estados abram mão da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o ministro disse que o valor pode ser inferior a R$ 30.
O aumento da oferta dos serviços, segundo o ministro, faz parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que tem o objetivo de massificar a oferta de acesso à internet em alta velocidade e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país. Ele participou nesta sexta-feira do Programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido pela NBR TV.
Durante a entrevista, o ministro disse que além de buscar formas de diminuir o preço do acesso à banda larga, o governo pretende melhorar a infraestrutura. "Nós precisamos discutir o grande avanço que é fazer linhas de cabos de fibra ótica por todo o Brasil, além dos que já existem, para termos condições de nos equiparar com grandes países avançados em internet. É nisso que estamos trabalhando", disse.

Tablets
O ministro disse ainda que o governo estuda reduzir o valor dos computadores de prancheta com acesso à internet, conhecidos como tablets. "O governo está fazendo uma revisão de sua política industrial, inclusive das condições tributárias. Quer dizer, se você pode dar isenção para equipamentos, está na hora de fazer isso", afirmou.
Paulo Bernardo disse que se reunirá nesta sexta-feira com a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee) para discutir a redução dos valores dos tablets. O ministro informou que no caso dos tablets, pretende repetir a experiência do governo Lula, que reduziu impostos para desktops e notebooks.
Os tablets, de acordo com o ministro, podem ser incluídos no programa Computador para Todos, que prevê a isenção fiscal de PIS/Cofins e concede linhas de financiamento para a aquisição de equipamentos de informática. "Vendemos 14 milhões de computadores no ano passado. Agora, vamos ver se incluímos o tablet no programa".

Fonte: Portal G1

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Corrida por seguidores no Twitter inclui robôs e má-fé




Uma das faces mais barulhentas do Twitter é o número de seguidores acumulados por um perfil. O dado se tornou um indicador de popularidade de uma conta e, por tabela, sugere sua influência no microblog. Não por acaso, a rede vem assistindo, há alguns anos, a disputas acirradas entre perfis que lutam para ultrapassar em primeiro lugar determinadas marcas. Foi o caso da disputa entre a CNN e Ashton Kutcher, em 2009, pelo primeiro milhão de fãs: o ator bateu a rede de notícias. Recentemente, o jogador Kaká superou Luciano Huck, como o brasileiro com mais seguidores - os números rondavam os 2,6 milhões. As disputas, contudo, nem sempre são sadias. No ímpeto de mostrar os números mais impressionantes, alguns usuários (há famosos suspeitos) caem na tentação de burlar as regras do jogo, recorrendo a "robôs", códigos de programação que inflam artificialmente o número de seguidores. Tem gente que já foi banida por isso.
Um episódio recente envolveu uma campanha da montadora japonesa Nissan. A empresa lançara um concurso no Twitter que prometia entregar um automóvel ao primeiro usuário que conseguisse fazer com que o tweet (mensagem) a seguir fosse replicado por seus seguidores um determinado número de vezes: “Se eu conseguir 44.500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #queromeucarrão”. Aos desavisados pode parecer barbada. Quem acompanha o Twitter, contudo, sabe que arrancar quase 45.000 retweets de seus seguidores é um feito. Nem Lady Gaga, campeã na corrida de seguidores com mais de 7,6 milhões de fãs, é capaz disso. Em mensagens típicas, a cantora americana obtém em média 10.000 reenvios.
No caso da promoção do carro, porém, alguém conseguiu isso - e em uma única madrugada: o perfil @tca_oficial. Indignados, os demais participantes protestaram, alegando que o vencedor usara um software que invadia perfis de milhares de usuários do microblog, produzindo tweets sem a permissão deles. De fato, a análise da evolução do número de seguidores revela uma crescimento bastante incomum. Em um dia, foram arrebanhados 40.000 novos fãs. A situação fica ainda mais curiosa quando se compara o crescimento do perfil suspeito com o de uma conta típica, que ganha muitos seguidores ao dia mas cresce naturalmente. É o caso da conta mantida pelo piloto brasileiro Rubens Barrichello, uma das 35 mais populares do país, que angaria em torno de 1.000 novos seguidores ao dia. Confira a seguir: em cima, a evolução do perfil ganhador da promoção; embaixo, a conta de Barrichello.
Reprodução
Curva de seguidores no Twitter
Apesar das reclamações, a Nissan entendeu que a concorrência fora legal e manteve o resultado. “Analisamos cuidadosamente o regulamento e percebemos que não houve nenhuma violação ao concurso”, diz Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da empresa. O Twitter, contudo, não entendeu assim. Logo após a grita na rede, o perfil vencedor foi suspenso pela administração do microblog por violar regras do serviço, que não permite o uso de “seguidores agressivos”. A Nissan, por sua vez, criou nova promoção, em que um comitê acompanha a disputa. “Sete jurados avaliam a veracidade do perfil que alcançar o maior número de retweets”, diz Moreno. A empresa, portanto, vítima de má-fé na primeira promoção, fez sua parte na segunda.
Programadores consultados pelo site de VEJA revelaram que a estratégia de multiplicar seguidores com a ajuda de "robôs" não é nova. No passado, correram pela rede boatos de que alguns perfis famosos teriam lançado mão de tal tática, caso do mantido pelo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. Ele nega. “Nunca utilizamos nenhum tipo de serviço com esse objetivo. O grande número de seguidores do perfil do Mano é consequência de um trabalho sério, aliado à paixão do povo brasileiro pelo futebol”, diz Camilla Menezes, filha do treinador e responsável pelo perfil no microblog.
Quem, por outro lado, se interessa pela estratégia nada ética pode se beneficiar dela com facilidade. No Brasil, ao menos cinco sites oferecem o serviço. Por cerca 10.000 reais, é possível adicionar 100.000 seguidores a uma conta em poucos dias. É o que promete, por exemplo, o Maisfollowers: “Caso queira ganhar entre 10.000 e 15.000 seguidores, o valor gira em torno de 1.500 reais.”
O serviço funciona da seguinte forma: o usuário fornece o login e senha de seu perfil para o programador, o que, na prática, significa transferir ao terceiro total controle sobre sua conta. A partir de códigos de programação, o programador faz com que o perfil se comporte de forma a atrair um número incomum de seguidores, o que pode incluir duplicar atualizações, enviar mensagens indesejadas e seguir novos perfis. O trabalho também inclui criar perfis falsos. “O usuário que contrata um serviço como este muitas vezes não sabe que está infringindo normas do microblog”, diz Alexandre Inagaki, consultor de mídias sociais.
A dificuldade em combater tais práticas está, muitas vezes, em comprovar que um perfil se beneficiou delas. Contudo, usuários e profissionais que utilizam a rede estão cada vez mais precavidos contra o expediente. Por exemplo: exibir um grande número de seguidores não é mais o único critério a ser considerado na hora de determinar quem é relevante na rede. “Hoje, é necessário levar em conta também o nível de engajamento, confiabilidade e interatividade do perfil”, afirma Inagaki. Isso pode ser feito por meio de serviços gratuitos como o TweetLevel e o Klout, sites que avaliam a atuação de uma conta no microblog. A ideia é dificultar a vida de quem usa a rede com má-fé.

Fonte: Rafael Sbarai - Colunista da Revista Veja

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Novo no Twitter? Confira cinco dicas para não se perder no Microblog



2010 foi definitivamente o ano da rede social Facebook, mas o Twitter não ficou muito atrás. Foram mais de 100 milhões de novas contas cadastradas. Gente curiosa, querendo entender qual é a finalidade de um sistema que permite a publicação de apenas 140 caracteres por mensagem. A verdade é que cada um tem uma definição, mas o objetivo desse post não é definir o serviço, e sim ajudar as pessoas que ainda estão dando os seus primeiros passos nesse ambiente de comunicação hiperativo.

Ao trabalho:

1- Saiba lidar com @ e #


A “@” seguida do nome de um usuário significa uma menção àquela pessoa. Mesmo que não siga você, ela poderá ver a sua mensagem e, talvez, respondê-la. Você pode incluir diversos usuários do microblog em uma mesma conversa. Só não esqueça de colocar a arroba na frente de cada nome.

Por outro lado, o símbolo “#” representa uma tag (ou hashtag). Serve para identificar assuntos e ajudar o Twitter a criar sua lista de tópicos em destaque (os Trending Topics). Por exemplo, se você estiver participando de um Congresso de Saúde, pode criar uma tag com o nome do evento: #congressodesaude. Toda vez que alguém clicar nela, será levado a uma lista de tweets de outros usuários que estão compartilhando o mesmo termo.

2- Abuse do Retweet ou RT

Fazer um retweet é simplesmente repetir o que outra pessoa disse dentro do microblog citando o nome do autor original da frase. Existem duas formas de fazer isso. A primeira consiste em utilizar o botão “Retweet” do próprio Twitter. Ele aparece toda vez que você passa o mouse em alguma mensagem. É mais prático, mas impede que você faça algum comentário sobre o tema em questão.

A segunda forma de criar um retweet é copiar a frase e citar o autor. A vantagem é que é possível adicionar um comentário à mensagem. A sintaxe é simples, basta colora o termo RT, o nome do usuário, a mensagem e o comentário. Por exemplo:

RT @james_rdv Dia ensolarado e eu aqui, preso no trabalho // Hahaha! Eu estou na praia!

Note que o texto após as duas barras é o feliz comentário de quem fez o retweet.

3- Conheça os Trending Topics


Localizados na parte direita do microblog, estão os Trending Topics. Eles são os assuntos de maior destaque e podem mudar constantemente durante o dia. Geralmente, os “TTs” fornecem uma boa dica do que está acontecendo de importante no mundo. Basta clicar em um dos links para ver a lista de mensagens publicadas sobre o assunto.

Outra vantagem do recurso é a possibilidade de regionalizar esses temas. Clicando no link “Change”, é possível escolher países e cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

4- Crie uma lista

Procurando pessoas que falam sobre temas específicos? Ao invés de seguir todas elas, você pode criar uma lista e ficar de olho em tudo que esses especialistas falam. Logo abaixo da caixa de textos, onde você escreve suas mensagens, exsiste a opção “Lists”. Ao expandi-la, você encontrará o item “Create a List”. Crie a sua lista com um nome simples, entre no perfil das pessoas e faça as devidas adições. Você pode separá-las por interesses pessoais, trabalho e até interesses românticos (o que não é muito aconselhável).

5- Use os aplicativos

Qualquer pessoa com um smartphone pode publicar mensagens no Twitter de qualquer lugar e a qualquer hora. Basta baixar o aplicativo específico para o seu aparelho e ter uma conexão com a internet – que pode ser via Wi-Fi ou 3G. Se você não encontrar um aplicativo, mas estiver conectado, basta entrar na página móvel do serviço no endereço http://m.twitter.com. Uma outra dica é usar o Snatpu, um aplicativo simples, que pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um celular com suporte a aplicativos Java, e pode ser baixado através do endereço: http://m.snaptu.com

Com informações da Coluna Tecnologia da Revista Veja

Clique Aqui e acesse meu Twitter
Clique Aqui e acesse o Twitter do Blog

Não seja vítima do crime virtual





Comprar pela internet facilita a vida de qualquer pessoa. Principalmente nessa época de descontos, que acontece após as festas de fim de ano. Mas existe um problema que pode acabar com a felicidade de qualquer pessoas: os crimes virtuais. Qualquer um pode virar vítima de golpes na rede se não estiver tecnicamente – e psicologicamente – preparado.

De acordo com Bernardo Carneiro, especialista de Segurança do Site Blindado, é preciso ficar atento aos detalhes para não ser lesado nas transações. Confira algumas dicas:

1- Verifique se a loja possui alguma certificação de segurança – os certificados ajudam as lojas a proteger os dados pessoais e bancários dos usuários. Geralmente são oferecidos por empresas externas especializadas em segurança

2- Em telas que solicitam informações confidenciais, inclusive telas de pagamento, cheque se o endereço no browser foi alterado para HTTPS e se o cadeado do browser foi ativado

3- Utilize computadores confiáveis e evite fazer transações a partir de máquinas compartilhadas

4- Mantenha o antivírus sempre atualizado

5- Abra somente e-mails de pessoas conhecidas, não clique em links de ofertas ou promessas “milagrosas”

6- Use senhas difíceis de serem descobertas com mais de 8 caracteres e que contenham letras e números

7- Cheque a reputação da loja virtual. Consulte sempre a opinião de outros compradores nos shoppings virtuais (como os buscadores de preços, por exemplo)

8- Acesse os sites de opinião como o Reclame Aqui para checar como está a avaliação da marca na web

Fonte: Seção Tecnologia da Revista Veja

Programa Acessa São Paulo oferece cursos de graça pela internet.

As aulas rápidas podem ser feitas de qualquer computador. Os minicursos tratam de temas diversos como doenças sexualmente transmissíveis, segurança e técnicas de textura em parede. Também ensinam, por exemplo, a cuidar de crianças. Eles são divididos entre três e cinco aulas, com conteúdo didático bem simples. Após cada aula, o participante responde a um questionário onde ele pode testar o que aprendeu. No total são 14 os cursos disponíveis. 
Quem não tem computador em casa, pode participar das unidades do Acessa São Paulo, espécie de lan house do governo paulista onde o cidadão não paga nada para utilizar os serviços. Em todo o Estado há mais de 600 postos. Aqui em Penápolis há um posto do Acessa São Paulo funcionando dentro da Biblioteca Municipal. Para ter acesso aos cursos Clique Aqui

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Hackeie o Chrome e ganhe 20 mil dólares



Março está logo ali. E se você está pensando em fazer um direito extra para desfrutar o Carnaval, a sua chance de ganhar 20 mil dólares só depende da sua capacidade de programar hacks que explorem vulnerabilidades do Google Chrome. Pois é, o Google vai pagar para quem comprometer o próprio navegador.
O Google está oferecendo um prêmio de US$ 20 mil (cerca de R$ 33 mil) ao hacker que conseguir quebrar a segurança do seu navegador. Outro prêmio será destinado a quem conseguir invadir um singelo notebook Cr-48, máquina em que a gigante da web vem explodindo, congelando e incendiando nos últimos tempos.  
O desafio foi lançado para a competição Pwn2Own, torneio em que os participantes são convidados a encontrar brechas de segurança em programas e gadgets que têm acesso à web – como navegadores, smartphones ou tablets por exemplo – antes que as pessoas realmente mal intencionadas que existem pela web consigam fazer o mesmo.
De acordo com o regulamento do desafio, o hack deve obrigatoriamente conter uma “fuga do sandbox”, o que significa encontrar uma falha de segurança que comprometa a integridade de todo o sistema. No ano passado, o Chrome foi o navegador a levantar a taça de mais seguro na mesma competição, resistindo bravamente a três dias de ataque. Safari, Internet e Firefox não podem dizer o mesmo.

Clique Aqui para ter acesso ao regulamento do desafio citado nessa matéria.

Com informações: ZDnet.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Carregadores de celulares serão padronizados na União Européia




Uma boa notícia para aqueles que sonham com o fim dos carregadores próprios para cada modelo de celulares e smartphones é que, a partir deste ano na União Européia, a padronização desses carregadores será obrigatória.
A mudança ocorre seguindo um acordo firmado por 14 grandes empresas do setor, que concordaram em seguir as mesmas diretrizes para a fabricação dos carregadores, em especial para os aparelhos que se conectam com computadores para acessar dados, como fotos, vídeos e agenda.
A novidade é positiva tanto para consumidores europeus quanto para o meio ambiente já que, além de facilitar o acesso aos dados e o intercâmbio de carregadores em caso de perda, a redução de resíduos também é considerável. Agora é torcer: quem sabe a ideia não chega ao Brasil?
 
Com informações do Blog da Lu

As crianças e as novas tecnologias. Devemos nos preocupar?




Segundo o estudo Digital Diaries, realizado pela AVG – a conhecida fabricante de softwares antivírus – os pequenos conectados já sofrem consequências por este comportamento, podendo acarretar em atraso do desenvolvimento das funções motoras. Isto porque, em vez de aprender a nadar, soltar pipa ou amarrar os próprios sapatos, estas crianças estão aprendendo a navegar por aplicações nos smartphones dos pais, usando computadores ou videogames nas horas vagas.
Pode não parecer, mas as novas tecnologias de comunicação já afetam a sociedade, causando tanto efeitos positivos quanto negativos. E as crianças nascidas a partir de uma certa época conhecem apenas esta realidade superconectada, absorvem as novas tecnologias com grande facilidade e não abrem mão dessas inovações. Mas este contato com o hi-tech desde a infância merece atenção por parte dos pais.
Segundo os resultados do estudo, para o qual foram entrevistadas 2200 mães e crianças em 10 países bem desenvolvidos, uma criança abaixo dos cinco anos tem 19% de chance de saber usar uma aplicação do telefone dos pais. Isto não seria um dado alarmante, se não fosse comparado a um outro muito mais importante: a possibilidade de saber amarrar os próprios sapatos é de apenas 9%. Menos de 20% sabem nadar, contra 23% que sabem fazer uma chamada num smartphone sem a ajuda de adultos. E 58% sabem jogar no computador, além dos 25% que usam a internet sozinhas!
O que concluímos por aí? Talvez a influência da tecnologia no aprendizado das crianças seja positiva, mas a mudança radical de ambiente inspira cuidados diferentes. A introdução de novas tecnologias e o monitoramento do seu uso devem ser feitos cautelosamente pelos pais, ou isso pode ser uma influência negativa ao invés de positiva.

Com informações do Blog da Lu