domingo, 3 de outubro de 2010

Eleições - Penápolis possui 44.570 eleitores aptos.

Segundo informações obtidas junto ao Jornal Regional (edição online de hoje), a cidade de Penápolis possui 17 locais de votação em 115 seções eleitorais, incluindo as agregadas, 44.570 eleitores estão aptos para votar hoje. Haverá mesa receptora de justificativa nas escolas EMEF Marcos Trench (Vila Fátima), EE Yone Dias de Aguiar (Vila Fátima), Fundação Educacional de Penápolis – Funepe (Vila Martins), EE Adelino Peters (Centro), EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira (Centro) e EMEF Armelindo Artioli (Jardim Del Rey). Haverá seção especial na EE Dr. Carlos Sampaio Filho, no centro de Penápolis, para deficientes físicos e visuais. O eleitor poderá votar a partir das 8h. As seções estarão abertas até as 17h. Se o horário for encerrado e ainda houver filas, os eleitores receberão senhas para garantir o direito ao voto.
  
Saiba o que é permitido e proibido no momento da votação
A lei estabelece algumas regras para o eleitor na votação de domingo (3). De acordo com a Lei Eleitoral, não é permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras. Esses equipamentos deverão ser deixados com o mesário antes do início do voto.
O uso de broches e adesivos do candidato é permitido. Mas, a manifestação do eleitor dentro da seção eleitoral e nos seus arredores deve ser sempre individual e silenciosa. A lei atual já proíbe a confecção de camisetas de candidatos, mas, caso o eleitor esteja usando a camiseta do partido, o presidente da seção eleitoral poderá pedir a troca de roupa. No dia da eleição, não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comícios ou carreatas. A boca de urna também é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade. Este ano, o eleitor irá votar em candidatos para seis cargos na seguinte ordem: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador (nesse caso, o eleitor deverá votar em dois candidatos, um de cada vez), governador e presidente. Durante a votação e depois de digitar o número do candidato, o eleitor deverá conferir o nome, o número e a foto do escolhido antes de confirmar o voto. Depois de ouvir o sinal sonoro, deve passar para a votação no próximo cargo. Ao final de toda a votação, aparecerá a tela escrito FIM. Diante do número de cargos que serão escolhidos, o Tribunal Superior Eleitoral recomenda que se faça uma cola de papel com o nome e número do candidato. A estimativa é que cada eleitor demore, em média, um minuto e meio para concluir seu voto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário