Um em cada três consumidores brasileiros não está nem aí para informações técnicas ou pesquisa de preços na hora de comprar um computador. A conclusão é de um levantamento feito pela Intel, fabricante de processadores, em 12 países. Às escuras, muitas pessoas acabam comprando uma máquina com capacidade acima ou abaixo do necessário, o que as faz gastar muito mais do que deviam ou comprar coisas que não serão adequadas às suas necessidades. De acordo com o levantamento, os brasileiros são, junto aos franceses, os menos preocupados em fazer pesquisa na hora da compra: 64% dos consumidores se informam antes de adquirir o computador. Em seguida estão os norte-americanos (68%), ingleses (73%) e alemães (80%). Os dois principais motivos que levam o brasileiro a trocar de computador são a necessidade de ter um software (programa) que exige um equipamento mais avançado e a vontade de ter um novo. Em terceiro lugar, o impulso de adquirir o produto em uma promoção. Entre os que pesquisam e compram um produto, uma das formas de conseguir informação é por meio de sites de relacionamento e blogs (45% utilizam esse meio para procurar e avaliar produtos). Porém, para o diretor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Mackenzie, Luciano Silva, é necessário ter cuidado com esse tipo de informação. “Sites de relacionamento e blogs nem sempre são confiáveis. Procure fontes especializadas, como sites específicos, profissionais de confiança”, recomenda. O tempo médio para compra também varia conforme o uso que se faz do computador. A média geral é de 15 dias, no entanto os especialistas demoram até 21 para comprar o produto certo, e os mais práticos compram em até seis dias.
O coordenador do curso de Ciências da Computação da FEI, Flávio Tonidandel, explica que a melhor forma de não errar na hora da compra é procurar pessoas capacitadas em orientar, como profissionais da área, e ainda analisar suas reais necessidades. “É comum as pessoas pagarem mais caro e comprar o que não precisam ou o que não serve”, diz (veja seu perfil acima). A recomendação do especialista é sempre investir no melhor processador, os mais atuais. “Tem de ter boa velocidade, acima de 2.0 GHz. Com isso, o consumidor poderá ter uma máquina boa por pelo menos dois a três anos. O restante precisa ser analisado conforme o uso de cada um”, comenta. A pesquisa de preço é fundamental. “Não compre no impulso. Se a pessoa procurar com calma vai achar um preço interessante. E fique atento quando estiver muito barato, pois pode faltar algo essencial para a sua necessidade”, diz Tonidandel.
ESCOLHA CONFORME SEU PERFIL DE USO
E-MAIL/WEB/MESSENGER
O usuário precisa de um bom processador (os mais atuais vão durar por pelo menos três anos) de boa velocidade (acima de 2.0 GHz), memória RAM acima de 2GB (para rodar o sistema operacional como o Windows Vista, por exemplo), e não precisa investir tanto em memória HD e nem em placa de vídeo
JOGOS/VÍDEO
Para quem quer aproveitar o máximo dos gráficos dos jogos e ainda assistir a vídeos em alta definição, investir em placa de vídeo, processador e memória RAM é o ideal. A placa deve ter capacidade superior a 512MB e o barramento também precisa de melhoria para elevar a transmissão de dados
DOWNLOAD
Quem costuma baixar conteúdo da internet precisa investir em capacidade da HD, além dos outros componentes. A recomendação é a de 500GB, já que as menores costumam ser preenchidas rapidamente
INTERMEDIÁRIO
Para quem faz de tudo um pouco, mas não é aficionado por nada específico, invista em um computador com bom processador (acima de 2.0 GHz), placa de 256 MB e acima de 2GB de HD
PROFISSIONAL
Para quem usa o computador para trabalhar, a melhor dica é seguir as especificações que acompanham o software a ser utilizado, pois os fabricantes exigem o mínimo para rodar os programas mais pesados e trazem essas informações na embalagem do produto, como programas gráficos, de edição, entre outros
NÚMEROS
36% dos consumidores são os que não fazem pesquisa de preço ou buscam informações antes de comprar um computador 15 dias é o tempo médio que se demora para escolher o produto 21 dias é o tempo gasto pelo especialistas para fazer a escolha 6 dias é o tempo gasto para realizar a compra pelo consumidor prático 45% usam redes sociais esse é o porcentual de quem busca informação em sites de relacionamento e blogs.
Fonte: Jornal da Tarde
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