Como agir em caso de roubo
Ao ser abordado por bandidos, nunca reaja, não faça movimentos bruscos e não fuja. A menos que você seja um policial ou trabalhe na área de segurança e tenha habilidade para sair dessa situação com segurança. Após o assalto se dirija a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência, procure levar também a nota fiscal do aparelho roubado. Após esse procedimento você pode solicitar a sua operadora o bloqueio do aparelho para impedir sua utilização na rede nacional de telecomunicações, de forma indevida, por qualquer outro usuário. Portanto, em caso de uma dessas ocorrências, você deve entrar em contato com a central de atendimento de sua operadora e, de posse do número de série do aparelho, conhecido como IMEI, solicitar o bloqueio de seu aparelho celular. O número do IMEI geralmente está contido na nota fiscal de compra, e também obtido através do aparelho digitando o código *#06#.
Como usar o site "Consulta IMEI"
Este site (www.consultaaparelhoimpedido.com.br) permite que qualquer cidadão tenha acesso a informações sobre um aparelho celular, verificando se o mesmo está impedido de ser utilizado em função de bloqueio por roubo, furto, perda ou extravio.
Caso o aparelho celular seja recuperado, é possível solicitar o desbloqueio à mesma operadora que realizou o bloqueio. Neste procedimento o solicitante deve comprovar a propriedade do aparelho de telefone celular.