quinta-feira, 31 de maio de 2012

Redes Sociais exigem cuidado. Proteja-se!

Conversas Pessoais: 

Nas chamadas redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut entre outras) você pode enviar mensagens ou postar notas no mural de outro usuário. O mural está lá para todos verem, enquanto as mensagens são    privadas como em um e-mail. Assuntos pessoais e privados nunca devem ser compartilhados no mural público. Não compartilhe assuntos privados ou que coloque em risco a integridade de alguém. Não há regras específicas sobre como se comportar nas redes sociais, na dúvida use o bom senso.


Compartilhamento de sites e fotos: 

Com 51% dos usuários de redes sociais tirando vantagem de mais de um site, há a possibilidade de haver links cruzados de um para outro, especialmente se você tem os sites indicados na sua página. Você pode postar alguma coisa que considere inocente no Facebook, mas aí isso está linkado ao seu perfil de trabalho do Linkedin e você colocou seu emprego em risco. Se você interlinkar seus vários perfis, saiba que o que você posta em um mundo fica disponível para os outros. Em 2009, o caso de um empregado pego mentindo no Facebook virou notícia. O empregado pediu o turno do final de semana de folga porque estava doente e então postou no seu perfil do Facebook fotos suas em uma festa no mesmo final de semana. A notícia chegou ao empregador facilmente e ele foi demitido. Por isso, se você optar por linkar seus perfis, não será mais um cenário "vida pessoal" e "vida profissional". Há casos em que usuários compartilham notícias falsas, fotos de gente mutilada, animais doentes e isso não é bom. Pessoas usam redes sociais para se distrair, pense nisso!

Informações empresariais:

Mesmo que você esteja querendo contar pra todo mundo sobre sua nova promoção no trabalho, mas se são notícias que poderiam ser vantajosas para um concorrente da sua empresa, então não é algo que você deva compartilhar. Notícias de uma expansão planejada ou de um grande projeto e qualquer coisa sobre seu local de trabalho deve ser mantida privada. A Sophos, uma empresa de software de segurança, descobriu que 63% das empresas estavam com medo de que seus empregados escolhessem compartilhar em sites de redes sociais. Se você quer enviar uma mensagem sobre a empresa, seja seletivo e envie e-mails privados. Muitas companhias são tão sérias sobre não serem incluídas em redes sociais que elas proíbem seus empregados de usar sites como o Facebook no trabalho. Alguns departamentos de TI até filtram as URLs e bloqueiam o acesso a esses sites, de modo que os funcionários não fiquem tentados a se logar neles. Esse tipo de cuidado da empresa pode dificultar, mas não impede que os funcionários falem sobre ela nas redes sociais. Com os dispositivos de conexão móvel sem fio, com acesso à Internet em alta velocidade, nas mãos de todos, é possível postar notas via telefone celular, smartphone e outros dispositivos sem fio instantaneamente.

Fotos de família: 

Mesmo que os sites de redes sociais seja um lugar comum para as pessoas compartilharesm fotos de suas famílias, se você está entre os 40% dos usuários que não restringem acesso ao seu perfil, então essas fotos estão lá para todo mundo ver. É um fato triste, mas há muitos predadores que usam a internet para caçar sua presa. Se você posta fotos de sua família e associa a elas informações como "meu marido está fora da cidade este final de semana"ou "o pequeno Pedro está grande o suficiente para ficar em casa sozinho", então a segurança de seus filhos pode estar em risco. Ninguém nunca pensa que vai acontecer com eles, até que aconteça, por isso, a segurança primeiro é um bom modo padrão quando usar um site de rede social. Assim como outros assuntos privados, envie fotos da família apenas a um grupo selecionados de amigos e colegas confiáveis que você sabe que não irão compartilhá-las.

Telefone pessoal e endereço: 

Caso você compartilhe seu endereço e número de telefone em um site de rede social, você se abre para possíveis roubos de identidade e outros perigos pessoais como roubo. Se você postar que está saindo de férias e seu endereço também está postados, então qualquer um saberá que a casa está vazia. Ladrões de identidade podem fazer uma visita à sua caixa de correio e abrir um cartão de crédito em seu nome. Ladrões podem levar da sua casa qualquer coisa de valor. Até publicar o seu telefone dá às pessoas com interesses escusos fácil acesso ao seu endereço. Serviços de busca reversa podem fornecer a qualquer um seu endereço de casa se eles tiverem apenas seu número de telefone.

Informações financeiras pessoais: 

Você deve pensar que ninguém compartilharia coisas como em que agência de banco você tem conta ou qual o seu portfólio de ações da Bolsa de Valores. Mas isso acontece. Especialmente com todas essas manchetes de bancos indo à falência e os preços de ações despencando durante a recessão de 2008/2009, é fácil um comentário inocente no Facebook revelar muito sobre suas finanças pessoais. Considere este cenário: Você está postando para uma longa corrente no mural de um amigo sobre a crise bancária. Você diz algo no seu comentário do tipo "Nós não precisamos nos preocupar porque usamos crédito da união para o professor", ou então "Colocamos todos nosso dinheiro em ações de primeira linha e planejamos manter assim". Novamente, se você está entre os 40% que permitem acesso livre a seu perfil, então ladrões de identidade sabem onde você tem conta e onde você coloca seus investimentos. É fácil esquecer que o que pode parecer um comentário inocente num mural do Facebook, poderia revelar-se um grande negócio sobre suas finanças pessoais.Evite esse tipo de conversa.

Sua senha: 

Este é o item nº 1 de sua lista de coisas que não devem ser compartilhadas. Até mesmo compartilhar sua senha com um amigo para que ele possa logar-se e checar algo para você pode ser arriscado. Isso é especialmente verdade com casais que acreditam haver confiança suficiente entre eles para compartilhar essas coisas. Aqui está outro cenário: Você dá ao seu namorado a senha porque ele quer ajudá-la a publicar algumas fotos das férias. Alguns meses depois, a relação azeda e ele se transforma num rapaz nada bonzinho, e aí você tem uma pessoa que não gosta de você e tem suas informações de login. Hora de cancelar sua conta e abrir uma nova. Se você tivesse mantido aquela informação privada, você poderia simplesmente seguir em frente com sua vida. Agora você tem um perfil comprometido, e se tiver links para seus outros perfis de redes sociais, toda aquela informação estará sob risco também. Mantenha sua senha para você e nunca terá de se preocupar com isso.

Coisas que você não queira compartilhar: 

Você pode selecionar todas as configurações de privacidade que quiser em sites de rede social, mas o fato é que, se você postar alguma coisa, ela tem o potencial de ser vista por alguém que você não queira que veja. Sabe as enquetes que você preenche? Um estudo realizado pela Universidade de Virgínia descobriu que das 150 aplicações mais usadas do Facebook, 90% davam acesso a informações desnecessárias ao funcionamento da aplicação. Por isso, quando você se inscrever para descobrir com qual celebridade do seriado de TV você mais se identifica, dará aos criadores da enquete acesso a informações pessoais suas. Não é difícil adivinhar o que acontece a partir daí. Rede social é compartilhar, por isso, algo que você pensa estar seguro pode ser facilmente compartilhado de novo, e antes que você perceba, alguém que você nem conhece tem acesso a algo privado. "Na dúvida, não poste" é um bom mote a seguir. E sempre se lembre de que qualquer coisa que você compartilhar tem o potencial de vazar de alguma forma. 

Enfim, com cuidado, as redes sociais realmente são uma forma muito fácil de se conectar com o mundo. Use-a ao seu favor!

Com informações: Sophos / Kioskea

domingo, 13 de maio de 2012

Novo no Twitter? Confira algumas dicas de uso do microblog



2011 foi definitivamente o ano da rede social Facebook, mas o Twitter não ficou muito atrás. Foram mais de 100 milhões de novas contas cadastradas. Gente curiosa, querendo entender qual é a finalidade de um sistema que permite a publicação de apenas 140 caracteres por mensagem. A verdade é que cada um tem uma definição, mas o objetivo desse post não é definir o serviço, e sim auxiliar as pessoas que ainda estão dando os seus primeiros passos nesse ambiente de comunicação hiperativo e em tempo real.

Ao trabalho:

1- Saiba lidar com @ e #


A “@” seguida do nome de um usuário significa uma menção àquela pessoa. Mesmo que não siga você, ela poderá ver a sua mensagem e, talvez, respondê-la. Você pode incluir diversos usuários do microblog em uma mesma conversa. Só não esqueça de colocar a arroba na frente de cada nome.

Por outro lado, o símbolo “#” representa uma tag (ou hashtag). Serve para identificar assuntos e ajudar o Twitter a criar sua lista de tópicos em destaque (os Trending Topics). Por exemplo, se você estiver participando de um Congresso de Saúde, pode criar uma tag com o nome do evento: #congressodesaude. Toda vez que alguém clicar nela, será levado a uma lista de tweets de outros usuários que estão compartilhando o mesmo termo.

2- Abuse do Retweet ou RT

Fazer um retweet é simplesmente repetir o que outra pessoa disse dentro do microblog citando o nome do autor original da frase. Existem duas formas de fazer isso. A primeira consiste em utilizar o botão “Retweet” do próprio Twitter. Ele aparece toda vez que você passa o mouse em alguma mensagem. É mais prático, mas impede que você faça algum comentário sobre o tema em questão.

A segunda forma de criar um retweet é copiar a frase e citar o autor. A vantagem é que é possível adicionar um comentário à mensagem. A sintaxe é simples, basta colora o termo RT, o nome do usuário, a mensagem e o comentário. Por exemplo:

RT @ane_penapolis Sigam @penapolis_sp @melevapenapolis @bytes_penapolis @ca_penapolense

Note que o texto após as duas barras é o feliz comentário de quem fez o retweet.

3- Conheça os Trending Topics


Localizados na parte direita do microblog, estão os Trending Topics. Eles são os assuntos de maior destaque e podem mudar constantemente durante o dia. Geralmente, os “TTs” fornecem uma boa dica do que está acontecendo de importante no mundo. Basta clicar em um dos links para ver a lista de mensagens publicadas sobre o assunto.

Outra vantagem do recurso é a possibilidade de regionalizar esses temas. Clicando no link “Change”, é possível escolher países e cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

4- Crie uma lista

Procurando pessoas que falam sobre temas específicos? Ao invés de seguir todas elas, você pode criar uma lista e ficar de olho em tudo que esses especialistas falam. Logo abaixo da caixa de textos, onde você escreve suas mensagens, exsiste a opção “Lists”. Ao expandi-la, você encontrará o item “Create a List”. Crie a sua lista com um nome simples, entre no perfil das pessoas e faça as devidas adições. Você pode separá-las por interesses pessoais, trabalho e até interesses românticos (o que não é muito aconselhável).

5- Use os aplicativos

Qualquer pessoa com um smartphone pode publicar mensagens no Twitter de qualquer lugar e a qualquer hora. Basta baixar o aplicativo específico para o seu aparelho e ter uma conexão com a internet – que pode ser via Wi-Fi ou 3G. Se você não encontrar um aplicativo, mas estiver conectado, basta entrar na página móvel do serviço no endereço http://mobile.twitter.com. O design do Twitter está em constante mudança, conforme publicamos na matéria "Twitter atualiza versão móvel para celulares" mais suas funções permanecem as mesmas!

Com informações da Coluna Tecnologia da Revista Veja

Especial Dia das Mães



Segundo a Wikipédia, O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Dados Históricos: 

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a Mãe dos deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Julia Ward Howe, autora de O Hino de Batalha da República.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Em Portugal, o Dia da Mãe é celebrado no primeiro domingo de Maio.
Em Israel o Dia da Mãe deixou de ser celebrado, passando a existir o Dia da Família em Fevereiro.

sábado, 12 de maio de 2012

Após campanha nas redes sociais, SBT volta atrás e exibe episódios do seriado "Chaves".




Como todos sabem, no mês passado, o SBT tirou o seriado "Chaves" do ar durante a semana, para encaixar o programa de Patrícia Abravanel na programação da emissora. Imediatamente, os fãs iniciaram campanhas na internet (através das redes sociais) e em correntes de mails enviadas à emissora, exigindo a volta do seriado. 



Percebendo a queda de audiência no horário e a baixa popularidade do programa de sua filha, Silvio Santos, em mais uma jogada de mestre (e de respeito às reivindicações dos telespectadores), tratou de voltar atrás na decisão de retirar do ar os episódios do seriado mexicano. A atração voltou à programação na última quarta (9). Patrícia Abravanel continua a apresentar o programa "Cante se Puder" e segue participando de gravações com o pai do programa que leva seu nome nas noites de domingo.


Veja também:

Comunicado oficial no site do SBT
Televisa libera episódios completos do seriado Chaves no YouTube

terça-feira, 8 de maio de 2012

Twitter atualiza versão móvel para celulares





Os tuiteiros (usuários da rede social Twitter) foram surpreendidos na última segunda feira (07/05/2012). A versão móvel (que inclusive roda em qualquer celular com navegador wap e que roda aplicativos em java, como por exemplo o Opera Mini), ganhou novos recursos e, segundo informações disponibilizadas na internet, consome 30% menos dados do que a versão disponibilizada anteriormente.
A nova versão do site móvel permite consultar os tweets de perfis seguidos e traz uma aba específica para acompanhar as menções ao nome do usuário. Há ainda uma aba que mostra os assuntos mais quentes da rede social e outra para acompanhar mensagens diretas (DMs).
O Twitter completou 6 anos de existência em março passado (21/03/2012) e contabilizou 140 milhões de usuários ativos no mundo todo.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Procon SP abre inscrições para "Curso para jovens consumidores"

Estão abertas as inscrições para o Curso Virtual para o Jovem Consumidor. O objetivo do curso, elaborado pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) em parceria com o Procon-SP, é proporcionar aos jovens o conhecimento dos seus direitos e deveres no mercado de consumo, fomentando o exercício da cidadania.

Os consumidores do Estado de São Paulo poderão se inscrever até o dia 08 de maio através do e-mail cursos-procon@procon.sp.gov.br. As vagas são limitadas. Moradores de outros Estados devem procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município ou o Procon Estadual para obter informações sobre período e forma de inscrição.

O curso, que será realizado de 12 de junho a 24 de julho de 2012, é voltado para os consumidores jovens, tendo em vista que a linguagem é direcionada para esse público, embora as inscrições estejam disponíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço: Curso Virtual para o Jovem Consumidor da Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC).

Período de aula: de 12 de junho a 24 de julho de 2012

Carga horária: 60h/aula.

Certificado: será emitido a todos os alunos que concluírem e forem aprovados no curso.

Inscrições: até 08 de maio de 2012. O interessado deverá encaminhar mensagem para o e-mail cursos-procon@procon.sp.gov.br, com o assunto: CURSO JOVEM CONSUMIDOR com os seguintes dados:

nome completo (sem abreviação)
CPF
RG
e-mail
telefone fixo
telefone celular
endereço completo (inclusive CEP)
grau de escolaridade

Atenção! A ausência de qualquer um dos dados acima impossibilita a inscrição.

A mensagem deverá conter ainda a seguinte declaração: “Confirmo a veracidade dos dados e o meu interesse em fazer o curso no período de 12/06 a 24/07.

Importante: O aluno que não fizer o curso em que foi inscrito ficará impossibilitado de fazer o curso posteriormente.